Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CHAMADA PÚBLICA: CNPq, Incra e SNJ abrem edital de R$ 22,5 milhões para projetos voltados à Juventude Rural

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), abre edital para apoiar projetos de capacitação profissional e extensão tecnológica e inovadora para a juventude que mora em áreas rurais. As inscrições seguem até 13 de novembro de 2014. Ao todo, serão investidos cerca de 22,5 milhões.
A chamada pública é voltada para projetos que beneficiem jovens de 15 a 29 anos, estudantes de nível médio, visando contribuir para o desenvolvimento dos assentamentos de Reforma Agrária, da agricultura familiar e comunidades tradicionais. Os projetos devem ter foco na inovação tecnológica com ações de experimentação, validação e disponibilização participativa de tecnologias.
O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, possuir o título de doutor, ser o coordenador do projeto e ter vínculo com a instituição de execução do projeto.
As ações também devem ser voltadas ao desenvolvimento dos assentamentos do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), das comunidades tradicionais, extrativistas e agricultura familiar. O objetivo é contribuir para a formação d@s jovens, a produção de conhecimentos, a capacitação técnico-profissional,a produção e disseminação de tecnologias sociais. 
Os projetos devem considerar os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação do Campo e do Pronera (7.352/2010), da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Lei nº 12.188, de 11 de janeiro de 2010) e do Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural (Pajur), da SNJ.
Fonte: participatorio.juventude.gov.br