Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pergunte ao Dr. Hellanyo: DOR DE DENTE - O QUE PODE SER?

Tem coisa pior do que sentir dor de dente?

Quando a dor de dente chega, começamos a sentir um incômodo constante e cada vez mais intenso. A primeira atitude a se tomar quando a dor chega, é procurar seu dentista!

Existem muitos motivos que levam a essa dor, alguns deles inclusive não se tratam somente da boca, mas se refletem nela, como a sinusite, por exemplo. A causa mais comum da dor de dente é a presença de cáries, resultado de má escovação e higiene bucal ineficiente. Nesse caso, um dentista fará um procedimento para reconstituir o dente e sanar a dor.

Outras causas comuns:
Lesão na gengiva ou na boca;
Lesão no maxilar;
Sensibilidade a alimentos quentes ou frios;
Desgaste do esmalte e exposição do corpo do dente;
Bruxismo (ocasionado pelo ranger os dentes);
Tensões no pescoço ou dores de cabeça;
Infecções Dentárias.

A boca é uma das portas de entrada mais importantes para as bactérias. Se ela não for devidamente higienizada, as chances de proliferação aumentam, já que o ambiente passa a ser apropriado para o desenvolvimento delas.

Estudos indicam que pacientes internados precisam de limpeza bucal para que a saúde não corra mais riscos, pois uma infecção inesperada agrava o quadro de muitas doenças e pode ser fatal.

Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), a necessidade do controle dessa higienização é ainda maior, já que uma infecção via oral pode causar até pneumonia, doença responsável por 30% das mortes de pacientes graves. A presença de um cirurgião dentista no ambiente hospitalar se torna essencial para a diminuição das infecções de origem bucal e, com isso, a diminuição do risco de vida.


Tratar a dor nos dentes pode ser um processo que envolva mais de um profissional Cirurgião-Dentista e não pode ser solucionado sem que haja o diagnóstico deste, assim como suas orientações.

Por isso, mantenha sua higiene bucal em dia e procure seu dentista, em caso de dor. Cuide da sua higiene bucal e faça visitas periódicas ao seu dentista!

Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154