Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2019

NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS AOS PROFESSORES DE ARATUBA PARTICIPANTES DA CARTILHA DA ANA E DO ZÉ

“UMA OBSERVAÇÃO HISTÓRICA NAS ANOTAÇÕES DE GILDO GOMES”

Você lembra da Cartilha da Ana e do Zé? Se você já passou dos 40 como eu então aprendeu a ler com ela. Foi lançada no governo de Gonzaga Mota, o "Totó" (1983-1987).

A cartilha fazia parte na época do combate ao analfabetismo no Estado do Ceará. Com esse objetivo o governo lança uma campanha de alfabetização voltada prioritariamente à criança pobre da zona rural. Ainda tenho um exemplar dela aqui em casa. Mas não sei se você já observou, na última página da cartilha tem um bilhete da equipe de elaboração agradecendo aos professores que participaram da sua construção. Lá diz: "A Equipe de Elaboração é grata aos professores de 1º grau de Maranguape, Caucaia, ARATUBA, Quixadá, Brejo Santo, Itapipoca, Jardim, Juazeiro e Trairi, cujas sugestões foram a base para a Cartilha da Ana e do Zé”.

"Não sei quem foram esses professores do município de Aratuba que participaram da formação desse maravilhoso e bem ilustrado instrumento didático de alfabetização, mas aqui fica o nosso reconhecimento ao trabalho de vocês. Muito obrigado”, escreveu o historiador Gildo Gomes em uma rede social