Páginas

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Pergunte ao Dr. Hellanyo - COMO É BEIJAR DE APARELHO ORTODÔNTICO?

Essa é uma das perguntas que ouço no consultório. Alguns adolescentes têm medo de machucar a namorada (o). Mas a resposta é simples: esqueça de que está de aparelhos. Quando se beija alguém, é para demonstrar sentimentos e não medo de tratamento ortodôntico. E até hoje nunca vi nenhum relato de que alguém saiu machucado porque beijou ou foi beijado por alguém de aparelho. Um outro  conselho que todo mundo dá: não se beija com os dentes!

E se eu estiver usando o Hyrax?

Primeiramente, Hyrax é um aparelho que fica no céu da boca (palato) e acumula muita comida durante a alimentação. Sua função é abrir o palato de um paciente que possui mordida cruzada para resolver o problema de “palato estreito”.

Então... Sem problemas. Esse aparelho não atrapalha mesmo. Eu diria que a condição fundamental para um excelente beijo com aparelhos é a higiene perfeita. Os bráquetes (pecinhas)  dos aparelhos retém muitos resíduos e mais desagradável seria beijar a pessoa amada sem escovar os dentes, não é?


Penso que não há paixão que resista a um terrível mau hálito ou a dentes mal escovados. Principalmente o Hyrax, que retém muitos resíduos na região do parafuso.

E se meu (minha) namorado (a) também usar aparelhos? Tem como um aparelho grudar no outro?
Olha, não tem como um aparelho grudar no outro. Só se antes do beijo já existirem pecinhas soltas, fios com pontas soltas ou sobrando. Talvez - veja bem, eu disse TALVEZ - aconteça de um grudar no outro. 

Mas teoricamente não há possibilidade. Vale também o conselho para beijos mais delicados, sem muita pressa, pois caso contrário você pode acabar machucando o outro.
Fique tranquilo. Beijo com aparelho é igual a beijo sem aparelho. O que vale tanto para quem usa como para quem não usa aparelhos é que a escovação esteja bem caprichada. Com hálito gostoso. Disfarçar com balas de hortelã não vale... O mau hálito volta rapidinho.
Ah, esqueci de falar! Não saia por aí beijando todo mundo! Beije somente seu namorado (a)! A variedade de parceiros (as) pode facilitar a contaminação pelo vírus da mononucleose infecciosa ou doença do beijo. Este tema será abordado no próximo artigo.