Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Plantão Médico: O que é Herpes Labial?

É importante sabermos que a doença não tem cura, mas tem controle.



Uma doença muito comum em toda a população, que pode ser tratada pelo dentista. As feridas ocorrem por diversos fatores nas pessoas portadoras do vírus e não tem cura. É uma daquelas doenças que temos que esperar passar, mas o dentista hoje em dia pode ajudar muito, diagnosticando corretamente, diminuindo o tempo da ferida e o desconforto.

A lesão começa com uma coceira incômoda em alguma parte dos lábios, ou nos arredores. Logo, essa sensação é trocada por uma  ardência. Ao olhar no espelho, podemos ver uma pequena ferida vermelha, parecida com uma espinha. Em alguns casos, nas primeiras 24 horas, a ferida vai crescendo, até ficar com uma aparência grotesca, com micro-bolhas amareladas e casquinhas. Não tem como escapar. Precisa esperar de 7 a 14 dias para que o vírus cumpra seu ciclo e a ferida desaparece sem deixar rastros de que um dia esteve ali. 

O aparecimento da lesão está relacionada à vários fatores como a baixa imunidade, o trauma local, a falta de vitaminas, a má nutrição e a radiação solar. Quem já está acostumado com as lesões, sabe que ela quase sempre acompanha um resfriado ou uma gripe.

Existem algumas medicações anti-virais que podem acelerar o ciclo do VHS-I (Vírus Herpes Simples), fazendo com que a ferida desapareça antes dos 14 dias. O dentista está apto a prescrever esses medicamentos, sejam eles por via oral ou pomadas tópicas, que o paciente aplica sobre a lesão de 2 a 3 vezes ao dia. 

O portador do Vírus do Herpes Simples Recorrente deve saber que a lesão é extremamente contagiosa, principalmente na fase bolhosa (fase em que ela está em seu maior tamanho com mini bolhas que NÃO devem ser estouradas). Para evitar o contágio de outras pessoas deve-se evitar o beijo e ter seus próprios copos e talheres, em separado. Algumas pesquisas mostram que cerca de 80% da população mundial está infectada pelo vírus, mas nem todos manifestam a doença.

O dentista deve evitar fazer o atendimento de pacientes com a lesão ativa de Herpes para não se contaminar. Existem casos de Herpes Digital, onde profissionais da saúde se contaminaram no dedo por mexer com pacientes com lesão de Herpes ativa na boca. 

É importante sabermos que a doença não tem cura, mas tem controle. Ao perceber os primeiros sintomas, procure seu dentista para confirmar o diagnóstico e ser medicado adequadamente, seja com medicamentos por via oral, pomadas tópicas ou com uma somatória deles. 

Dr. Hellanyo Lemos - CRO 5154