Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CÂMARA DE VEREADORES IMPLANTA A PRIMEIRA PRAÇA DIGITAL DE ARATUBA

O serviço visa contribuir para o desenvolvimento da sociedade local e foi aprovado por unanimidade dos  vereadores.


A Praça Adolfo Lima, localizada no Centro de Aratuba e imediações do Prédio da Câmara Municipal, vai se tornar um marco na história digital de Aratuba. Uma Resolução da Presidente da Câmara de Vereadores, Julina Guedes, A partir de hoje a Praça Digital da Câmara de Vereadores passa a liberar a conexão sem fio e abertura do sinal de internet para qualquer pessoa que frequentar os locais de acesso. A Praça Digital servirá de modelo para demais Câmara do Ceará, sendo o primeiro sinal aberto de internet oferecido no Maciço de Baturité pelo poder Legislativo.

“O projeto é extenso; queremos que a Praça Adolfo Lima seja a primeira de muitos outros espaços em Aratuba a oferecer o serviço”, anuncia Julina. Segundo a vereadora, a medida dá acesso à internet as aos estudantes que hoje precisam pagar pela conexão.

“Não é só uma medida que visa o lazer; uma pessoa que faz um curso à distância, uma faculdade online ou precisa desenvolver o que já aprende nos cursos de informática, por exemplo, também serão beneficiadas”, conta.

Outro aspecto relevante do projeto será a viabilidade de acesso dos usuários aos site do portal da transparência, agora vai ficar mais fácil para a população acompanhar os gastos do Legislativo e Executivo. Comemorou Julina.



Benefícios
Entre os demais benefícios da instalação de redes Wi-Fi em pontos fixos do Município, a vereadora cita a modernização da gestão pública; uso de tecnologias de apoio por meio da internet; disponibilização de novos serviços para a população, inclusão digital e inclusão social.
“O objetivo é facilitar a vida do cidadão, promovendo ações em parceria com o governo eletrônico; além de incentivar o acesso à educação à distância para que a população possa usar os meios tecnológicos como apoio a aprendizagem”.

Estímulo Econômico
Para Julina Guedes, a internet hoje melhora a qualidade de vida das comunidades quando estimula as pessoas a se qualificarem. Fazendo um curso à distância, você melhora seu currículo; com isso tem mais oportunidades de emprego e com mais pessoas qualificadas um Município ganha mais estímulo para crescer economicamente falando.

“O projeto-piloto será na Praça Central, precisamente na parte que envolve o coreto, imediações da Igreja São Francisco de Paula e proximidades da Câmara. No segundo momento estaremos expandindo outros pontos de reprodução do sinal”, afirmou.

Como Vai Funcionar
A base do projeto da PRAÇA DIGITAL vai funcionar no Espace Digital, no anexo da Câmara, no mesmo projeto fica assegurado à abertura do Espace Digital às associações comunitárias, grupos de jovens organizados, sindicatos e sociedade civil como espaço de debate, encontros e seminários.

Os horários disponíveis para acesso ao sinal de internet para a população serão distribuídos da seguinte maneira:
Segunda - feira a sexta - feira: 17:00h às 21:30h
Sábado: 8:00h às 22:30h
Domingo: 8:00h às 22:30h
Feriados: 8:00h às 22:30h 


“ Este projeto pioneiro é uma conquista de povo de Aratuba e de todos os Vereadores que aprovaram a criação do mesmo por unanimidade”, afirmou Julina.