Páginas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pergunte ao Dr. Hellanyo: ENTENDA O RONCO – DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

Quando o ronco reina durante toda a madrugada, nem quem ronca, nem quem está dormindo ao lado consegue descansar de verdade, o que pode acarretar uma série de problemas de saúde e de relacionamento.

Para entender melhor as causas, as consequências e as verdades sobre o ronco, irei tirar as principais dúvidas sobre o tema.

Quais são as principais causas do ronco?
A principal causa do ronco em adultos é a obesidade ou sobrepeso. Porém, não são só os obesos que roncam. Pessoas com peso normal também podem roncar ou ter apneia (pequenas pausas na respiração durante o sono) por causa do formato da cavidade oral. Boca muito estreita ou mandíbula menor que o comum podem levar ao ronco por obrigar a língua a ficar na posição errada.

Outro agravante para o aparecimento do ronco é a idade. À medida que envelhecemos, há uma grande perda de tonicidade muscular, o que gera flacidez na garganta e prejudica a passagem correta do ar. Além disso, o consumo de álcool ou remédios, hipertrofia das amídalas, desvio de septo e sedentarismo também predispõem as pessoas a roncarem.

Quais os principais sintomas diurnos que o ronco causa?
O ronco acompanhado de apneia do sono torna o descanso precário e com isso a sonolência diurna é quase uma constante. Uma vez sonolento, as consequências são: irritabilidade, mau humor, baixa produtividade e alto risco ao volante.

Qual a melhor forma de tratar o ronco?
A melhor opção de tratamento é a prevenção. Hoje em dia, sabemos que se o cirurgião-dentista souber interpretar os sintomas com antecedência, o ronco, assim como a apneia do sono e o bruxismo, pode ser devidamente identificado e prevenido, evitando seus desdobramentos. Para os casos de apneia do sono leve a moderada e ronco, o cirurgião-dentista pode orientar o uso de placas de avanço mandibular durante a noite, resolvendo os problemas na maioria dos casos.

É verdade que quem ronca tem mais chances de ter um ataque cardíaco ou um AVC?
Sim. Inúmeros trabalhos mostram que o ronco acompanhado da apneia do sono predispõe esses indivíduos a estarem mais sujeitos a doenças como: ataque cardíaco, AVC, hipertensão e diabetes, além de apresentarem uma respiração inadequada e menos oxigenação sanguínea.

Que tipo de ronco é o mais preocupante?
Os decorrentes da apneia do sono, pois nesses casos as vias aéreas superiores se encontram bloqueadas, ou parcialmente bloqueadas, o que prejudica a respiração noturna. O principal problema deste tipo de ronco é que ele dificulta a chegada de oxigênio no cérebro.

Crianças também roncam?
Crianças não só roncam como também sofrem com apneia. Adenoides e amígdalas inflamadas são as principais causas de ronco nessa idade.

Qual a incidência de pessoas que sofrem de apneia do sono e, consequentemente, roncam?
Hoje sabemos que um terço da população adulta mundial sofre de ronco causado por apneia.

Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154