Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Vereadores votam hoje reajuste salarial negociado entre Prefeitura de Aratuba e Servidores

Após negociação com os representantes da comissão de negociação do SINDIARA, a prefeitura de Aratuba concedeu reajuste salarial de 7% aos servidores municipais do nível médio. A categoria participou de uma assembléia geral extraordinária na sede do SINDIARA para conhecimento e deliberações a respeito das conquistas obtidas pelos servidores.

A COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO   
Desde 21 de janeiro de 2014 a comissão de negociação formada pelos servidores Tiago Roney, Erton Oliveira, Joerly Victor e o presidente do Sindiara, Jean Barbosa, tentaram negociar o reajuste salarial para 2014, o que só foi possível na tarde da última segunda-feira (27) quando o prefeito de Aratuba recebeu a comissão em seu gabinete.

A comissão entende que é preciso fazer um estudo financeiro para que não comprometa o reajuste das demais categorias e os serviços públicos essenciais e que também sendo o mês de janeiro o primeiro do ano os negociadores ficam impossibilitados de apresentar números, dados econômicos e estatísticos já que a realidade das receitas e do quadro de pessoal são ambíguos no decorrer dos meses seguintes. O prefeito afirmou que realmente em janeiro é difícil de ter uma previsão geral das receitas do município e que um reajuste superior aos 6,8% proposto pela administração era seguro e tinha-se margem para isso e que alguns meses depois estava disposto a fazer nova negociação, quando tivesse um quadro geral das receitas e do reajuste das demais categorias.

A comissão de negociação pediu para que o reajuste fechasse em 7% e que em Abril voltassem à mesa de negociação. O próprio prefeito a retomada de negociação para o dia 24/04.

Na pauta de reivindicações também foi abordado sobre o reajuste dos motoristas, secretárias escolares e pessoal de nível superior, o prefeito ficou de até sexta-feira (31/01) responder ao SINDIARA sobre o reajuste para essas categorias.

A GESTAÇÃO MUNICIPAL E O REAJUSTE
No dia 21 de janeiro de 2014 pelo chefe do poder executivo o projeto de lei ao legislativo que tratava do reajuste salarial do nível médio sem antes discutir com a categoria. No mesmo dia a comissão de negociação mobilizou alguns servidores para que fosse a câmara municipal pedir aos vereadores que não aprovassem o reajuste, pois era necessário haver negociação prévia com a categoria por parte da administração. Depois de uma longa discussão sobre o assunto os parlamentares em consenso adiaram a votação do reajuste para ordinária desta terça-feira, dia 28/02.

Ivan Neto se mostrando acessível e sensibilizado com a categoria recebeu a comissão de negociação dos servidores, analisou a pauta de reivindicações e inicialmente atendeu a categoria, concedendo reajuste de reajuste salarial de 7% com promessa de negociação com data previamente agendada.