Páginas

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ARATUBA: PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA É DESTAQUE NA ESCOLA MARIA JÚLIA

MAIS DE 480 ALUNOS PARTICIPAM DO PROJETO DE LEITURA.

Sabemos que lidar com as dificuldades de aprendizagem não é tarefa fácil, principalmente quando tratamos de crianças no início da vida escolar. Os obstáculos tornam-se maiores quando os professores presenciam diariamente o desinteresse de seus alunos pela leitura. E, lamentavelmente, o fato ainda é corriqueiro nas escolas de todo país.

Contudo, esta realidade vem sendo mudada pela Escola Professora Maria Júlia, através do projeto “Minha Escola Lê”, comandado pela professora Bernadete, atendendo cerca de 480 alunos do 1º ao 7º ano, com disponibilização de uma aula da carga horária semanal.

Segundo Bernadete, essa revolução começou quando a mesma atendeu a solicitação da diretora Simônica Viana de apresentar um projeto de leitura para ser desenvolvido na biblioteca da escola. “Como professora dessa escola já algum tempo  e sabendo que alguns educandos têm pouco contato com a leitura no ambiente familiar, apresentando dificuldades de aprendizagens decorrentes dessa carência, compreendi que se fazia necessário a realização de um trabalho que despertasse o gosto e o hábito pela leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização pessoal”, comentou a professora.

Todo o processo de estimulo a leitura é desenvolvido em parceria com os professores, direção escolar, coordenação pedagógica e um grupo de alunos voluntários “GRUPO RISADINHA KIDS”.  O objetivo desta ação pedagógica é preparar os pequenos cidadãos aratubenses com autonomia leitora, despertando crianças e adolescentes para o mundo mágico da leitura e do conhecimento.

Ainda de acordo com a professora, os alunos que participam da proposta são protagonistas do processo de incentivo a leitura, essa é a relação direta que os mesmos possuem em relação à ideia projetada. No primeiro semestre triplicou a procura por livros na biblioteca da escola, a aluna Jaqueline da professora Neta chegou a ler 35 livros paradidáticos, já à aluna Mariana da professora Keila leu 30 livros, elas ganharam como incentivo um vale livros somando um valor simbólico de R$ 75,00.   

Hoje os alunos da Escola Maria Júlia inscritos no projeto, compreendem que a leitura vai além de códigos e símbolos, entendem as mensagens implícitas nos textos e fazem o uso da entonação, dicção e articulação das palavras corretamente. Os alunos atuantes no projeto recebem certificado e medalha de honra ao mérito.

Na tarde do último da Última quarta-feira (16), aconteceu no auditório da escola uma solenidade de entre de diplomas e medalhas de honra ao mérito para os alunos atuantes no projeto, além do corpo docente e discente da unidade escolar, estiveram prestigiando o evento, o vereador e pais de alunas Gledio Marcio e as técnicas da SEDUC, Ana Luíza Barros e Francisca de Paula (Novinha).

GALERIA DE IMAGENS