Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2018

IRISMAR BARROS DE MATOS: UM ANO DE SAUDADES

“UMA MULHER DO POVO QUE DEDICOU SUA VIDA POR ARATUBA”

Irismar Barros de Matos, natural de Missão Velha no Ceará, nascida aos 11 dias de mês de novembro de 1943, primogênita de uma família de nove filhos. Perdeu sua genitora quando era ainda muito jovem sendo a mesma interna em um colégio de freiras na cidade de Quixadá. Em 1964 concluiu o curso normal, ainda interna no colégio Sagrado Coração de Jesus, conheceu os saudosos Padre José Maria Cavalcante e o Sr. Raimundo Pereira Batista, que na ocasião procuravam professores para lecionarem no Centro Educacional Monsenhor José Barbosa em Aratuba. No dia 14 de fevereiro de 1970 visitou Aratuba pela primeira vez, ficando encantada pelo lugar, decidindo que ali ficaria, mesmo contrariando a vontade de pai.

Destemida e com muito entusiasmo começou a lecionar no dia 16 de fevereiro do mesmo ano, sendo orientada pela filosofia do então Padre José Maria, que era conhecer as famílias para assim entender os alunos.

Irismar também ficou conhecida pelo seu engajamentos nas Comunidades Eclesiais de Bases- CEBE'S ao lado de Padre Moacir, onde teve a oportunidade de conhecer todo o município e as necessidades das famílias aratubenses, ela caminha a pé, fosse no sol ou na chuva, enfrentando todos os desafios.

Em maio de 1975 conheceu o militar José Airton Ferreira de Matos com quem casou-se em fevereiro de 1976 e teve dois filhos: Ana Luíza Barros e Francisco Ferreira Neto. Recém casada e com filhos pequenos a professora Irismar trabalhava incansavelmente na antiga CNEC, ela também fez parte da fundação da Sociedade Pobre de Proteção à Criança Pobre de Aratuba – LBA.

Irismar entrou para a história como a primeira professora da educação infantil do município, Adriana Lisboa e Nivanda Monteiro foram suas alunas. A mesma permaneceu na instituição por aproximadamente trinta e dois anos. No governo de Tasso ela comandou com braços de ferro a Escola Estadual Joacy Pereira.

Paralelo a sua vida profissional, Irismar foi catequista, presidiu por vários anos o Sociedade Hospital Padre Dionísio e em 1992 viveu a advento do nascimento de sua primeira neta Mariana Monteiro de Barros, filha de Ana Luíza e em 2011 a segunda neta Luciana Ferreira de Souza, filha de Francis Neto.

Aratuba tem muito a agradecer a está educadora que dedicou uma vida de luta para formar cidadãos críticos e reflexivos.       

Em 13 de abril de 2017 falecia a educadora que se apaixonou por Aratuba e deu sua enorme parcela de contribuição para o desenvolvimento deste lugar.