Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

VICE-PREFEITO PRESTIGIA A 2ª FESTA DO MUNGUNZÁ DOS ÍNDIOS KANINDÉS DE ARATUBA

O VICE PREFEITO E EMPRESÁRIO CARLOS  ALBERTO (FURINGA) TEM APOIADO O POVO INDÍGENA AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS.

Para celebrar a boa safra da colheita de ano, o Povo Indígena Kanindé realizou no último dia 17, na Aldeia Fernandes a II Festa do Mungunzá, a programação contou com o ritual sagrado o toré, fala das lideranças indígenas e autoridades.


Além do mungunzá, comida típica dos povos indígenas, os participantes do evento degustaram várias iguarias oriundas do milho como: pamonha, bolo de milho, milho cozido, canjica e o tradicional aluá. Assim que a festa começou não demorou muito para que indígenas e convidados se envolvessem no ritmo de danças tradicionais da comunidade em seguida um animado forró pé de serra.

Um dos momentos em destaque foi a escola da RAINHA DO MILHO, na edição deste ano consagrou-se a indígena CLARISSE de apenas 15 anos como a vencedora do título.

O evento é uma realização da associação indígena Kanindé de Aratuba - AIKA com o apoio da AJAK (Articulação de Juventude Indígena Kanindé), Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, Museu Indígena Kanindé e NEPIK (Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas do Povo Kanindé).


“Nós estamos realizando a festa para reunir nosso povo e as pessoas para mostrar nossa cultura, compartilhar com a irmandade nossa tradicional culinária, tudo que nosso povo faz na nossa terra, resgatar nosso valor e mostrar o conhecimento sagrado de nosso povo”, disse Victero Bruno , jovem liderança indígena.

Quem foi prestigiar o evento e conferir de perto foi o vice prefeito Carlos Alberto Menezes (Furinga) que ao longo dos anos tem apoiado o movimento indígena em solo aratubense, contribuindo para os avanços da comunidade e o fortalecimento do resgate da história desse povo.   


Presente no Evento o Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente Elenilson Gomes, é o primeiro índio Kanindé da aldeia Fernandes a comandar duas das maiores pastas da Prefeitura de Aratuba.

Furinga e Elenilson também representaram a prefeita Maria Auxiliadora Lima Batista.

Cultura dos povos Kanindé de Aratuba

Conhecido pela sua tradição, o povo Kanindé aratubense é conhecido pela sua resistência, pelo amor a terra, o resgate de sua história através do museu indígena, sua educação diferenciada, do artesanato, das crenças e ritos.