Páginas

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

FERAS DA MATEMÁTICA EM ARATUBA PARTICIPAM DA OBMEP

NESTA FASE ESTÃO AQUELES ALUNOS QUE SE DESTACARAM E VENCERAM A PRIMEIRA ETAPA DA OLIMPÍADA.

Alunos da rede municipal e estadual de ensino de Aratuba tiveram a oportunidade de demonstrar, neste fim de semana, como estão seus conhecimentos em matemática. Sábado, 16, foi realizada a segunda fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017).

Em Aratuba, alunos de cerca de 65 alunos das escolas nucleadas do município, inseridos no fundamental I, e 18 educandos do ensino médio, responderam questões discursivas baseadas em conhecimentos matemáticos aplicados ao longo do ano letivo.

Segundo a educadora Ana Luiza Barros, a competição tem como objetivos o estimulo e promoção do estudo da Matemática em todo país e contribuição para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que alunos brasileiros possam ter acesso a material didático de qualidade, entre outros.

A primeira fase da OBMEP foi realizada no dia 6 de junho de 2017. Na época, alunos de 6º ao 9º ano de todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal e ensino médio participaram das provas. Nesta segunda-fase, 83 alunos do Município selecionados na primeira fase, realizaram as provas e concorreram com estudantes de todo o Brasil.

A Secretaria de Educação disponibilizou transporte escolar para que todos os alunos pudessem chegar ao local de realização da OBMEP 2017, em Aaratuba, bem como promoveu com antecedência, um encontro dos alunos de todas as escolas classificadas na 1ª fase com a finalidade realizar um aulão para as feras da matemática em Aratuba.

A divulgação dos premiados acontecerá no dia 22 de novembro de 2017. Entre os prêmios estão troféus, medalhas, certificados de menção honrosa e Bolsas de Iniciação Científica Jr.

Olimpíada

A OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC). É dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas a partir deste ano de 2017.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico: www.obmep.org.br