Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Sindiara, Professores e Secretário de Educação negociam deslocamento atrasado

Na última sexta-feira (13/03) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aratuba – SINDIARA organizou juntamente com a classe dos professores da rede municipal que recebem o auxílio transporte, um momento de sensibilização em favor da categoria que até a referida data encontrava-se com 06 meses de atraso (novembro e dezembro de 2013; Outubro, Novembro e Dezembro de 2014; e Fevereiro de 2015) no pagamento do benefício pelo município.

Ainda no mês de janeiro deste, foi realizada audiência entre o representante do MP de Aratuba e o Prefeito Municipal com o objetivo de chegar a um acordo, A categoria diz que o prazo proposto não fora cumprido.

Em Assembleia Geral na sede do SINDIARA a categoria decidiu realizar uma ação paliativa, colhendo assinaturas dos professores estão em atraso, onde o objetivo era entregar o documento aos gestores e sensibilizá-los sobre a situação que já se encontrava insustentável, e na sexta-feira se dirigirem a sede da secretaria da educação básica para uma conversa com o secretário.

Conforme combinado, professores e líderes sindical marcaram presença na sede da SME na manhã do dia 13 de março. Na oportunidade, foram recebidos pelo Secretário Municipal de Educação professor Francisco de Paulo Barroso e o Vereador Gersim.

O gestor da pasta da educação apresentou a categoria e ao sindicato uma proposta de pagamento da dívida parcelada em dez vezes (10x), a proposta foi rejeitada pela categoria. No decorrer da negociação o Sindiara apresentou duas contrapropostas, uma do pagamento em parcela única uma vez que existe um superávit das receitas do FUNDEB de 2015 ou parcelamento no máximo de cinco vezes (5x). O sindicato também cobrou o aumento automático da quilometragem conforme o PCCR.

Durante o encontro o secretário de educação informou aos presentes que o auxílio transporte do mês de fevereiro de 2015 seria pago até o fim da sexta-feira, 13/03.

Segundo o presidente do Sindiara Joerly Vítor, a mobilização deu-se pela insegurança dos professores e dos motoqueiros que os transportam, uma vez que o aumento do preço da gasolina e os gastos de manutenção cresceram consideravelmente ficava insustentável continuar transportando os trabalhadores. “Quem trabalha precisa receber, é um direito de quem trabalha e uma obrigação de quem deve, a mobilização foi importante e o diálogo satisfatório, e certamente chegaremos num consenso bom para todas às partes, porque o recurso do FUNDEB deste ano é suficiente para quitar o débito”, declarou.

O secretário da educação básica e o vereador ficaram de rever a contraproposta apresentada junto ao prefeito municipal e nesta semana voltarem às negociações com o Sindicato.

Com informações do SINDIARA