Como
primeira iniciativa nacional com essas características, o Prêmio Brasil
Sorridente / Conselhos de Odontologia é concedido, anualmente, a municípios
brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas
de saúde bucal. As inscrições poderão ser realizadas nos Conselhos Regionais até dia 30 de junho,
tempo de trabalho adequado para que os municípios possam enviar a documentação
necessária para a apreciação do CRO.
Todas as cidades brasileiras podem concorrer. A
primeira colocada de cada categoria na etapa nacional receberá um equipamento
para consultório odontológico com o patrocínio da empresa de equipamentos Dabi
Atlante e kits de higiene bucal para a população, da parceira
Colgate-Palmolive. O objetivo é estimular os municípios para uma grande
participação de todos.
Acesse a resolução e saiba quais documentos deverão
ser apresentados para concorrer ao Prêmio Brasil Sorridente.
Lançamento Oficial
O
lançamento oficial do prêmio aconteceu em Brasília, no dia 12 de março. “A ideia do prêmio, desde seu
início, foi divulgar as ações dos Conselhos de Odontologia que contassem,
fundamentalmente, com benefícios para a população. Hoje, é muito gratificante
completarmos 10 anos com vários parceiros que acreditaram em nosso trabalho.
Este sucesso é muito significativo para o Sistema CFO/CROs e, mais ainda, para
o cidadão brasileiro”, afirmou o presidente do CFO, Ailton
Morilhas.
A
reunião de cooperação contou com a presença do coordenador Nacional de Saúde
Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca; do assessor do Conselho
Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Renê Santos; do assessor do Conselho
Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Faleiro; do
presidente, Ailton Morilhas e diretoria do CFO; da assessora de Relações
Institucionais da Colgate-Palmolive, Flávia Aldarvis e membros da Comissão de
Políticas Públicas de Saúde / Prêmio Brasil Sorridente.
O
presidente do CFO agradeceu e elogiou a parceria do Ministério da Saúde por
meio da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, do Conass, do Conasems, da
Colgate-Palmolive e da Dabi Atlante pela maior integração entre as
instituições, que vão trabalhar juntas na divulgação do prêmio para alcançar o
maior número de municípios participantes. “É a Odontologia que se destaca e está presente na vida da
população”, afirmou Morilhas.
A
primeira colocada de cada categoria na etapa nacional receberá um equipamento
para consultório odontológico com o patrocínio da empresa de equipamentos Dabi
Atlante e kits de
higiene bucal para a população, da parceira Colgate-Palmolive. O objetivo é estimular os
municípios para uma grande participação de todos.
O
coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, saudou a iniciativa do
Conselho Federal de Odontologia no diferencial em tratar de políticas públicas
que não beneficie só o profissional, mas sim, com ações que causem impacto
positivo na saúde do brasileiro. Pucca ainda destacou a importância do CFO na
efetivação dessa política pública e disse que o MS
está à disposição do Conselho no que se refere a qualificar os critérios de
avaliação para que seja o indutor da expansão dessa política.
Pela
primeira vez, o prêmio conta com a parceria do Conass e do Conasems que vão
intensificar a divulgação da premiação junto aos municípios. “Ressalto essa iniciativa do CFO
que já é um sucesso e que a cada ano se reveste de uma maior participação dos
municípios. Em nome do presidente, Wilson Alecrim, trazemos aqui o nosso apoio
em relação ao prêmio”, afirmou Renê.
Já
o assessor do Conasems reconheceu a importância do prêmio no intuito de
estimular os municípios a terem um serviço diferenciado na parte de Odontologia. “O Conasems sempre foi parceiro
e, este ano estamos intensificando, ainda mais, essa parceria”,
afirmou Rodrigo Faleiro.
O
secretário-geral do CFO, Genésio Albuquerque, destacou: “Na gestão do Dr. Ailton a ação
não só premia, mas, principalmente, assessora na continuidade das atividades”.
E dentro da ideia de “continuidade”, o secretário citou a criação do
Observatório da Saúde Bucal a ser implementado pelo CFO, em 2015, com o apoio
da Academia Brasileira de Odontologia. O observatório vai monitorar as ações da
classe odontológica dentro de planejamentos estratégicos, uma visão inovadora
no setor.
A
assessora de Relações Institucionais da Colgate-Palmolive, Flávia Aldarvis,
registrou a iniciativa da empresa ao ser um parceiro em potencial da premiação
com o patrocínio de kits de higienização (creme dental, escova e sabonete), que
esse ano vai se estender, também, aos primeiros ganhadores de cada categoria,
na premiação estadual. “A empresa se sente feliz em sempre apoiar esse prêmio
com os kits de
higiene bucal e com a divulgação porque ela reconhece que esse prêmio do Conselho
Federal de Odontologia valoriza o cirurgião-dentista, a categoria como um todo
ao promover saúde para a população”, concluiu.
Na
reunião, ainda foram esclarecidos pontos considerados novidade para 2015, como
a premiação estadual para os três primeiros lugares municipais, por meio de
cada CRO e um prazo maior para a adequação de documentação até as inscrições,
entre outros.
Fonte:
Comunicação do CFO