Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS - CONGREGAÇÃO MUNDO NOVO

 Uma história transcrita com lutas e vitórias.

Construção do templo  
O trabalho da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no município de Aratuba, começou oficialmente no dia 17 de agosto de 1982. Nessa época o evangelista Luiz Firmino de Andrade recebeu autorização de Emiliano Ferreira da Costa, pastor-presidente da então COMEADEC – Convenção dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus do Estado do Ceará, hoje CONADEC – Convenção da Assembleia de Deus do Ceará. Pastor Luiz Firmino de Andrade recebeu de Antônio Geraldo de Souza, pastor da Assembleia de Deus de Mulungú a incumbência de pastorear doze crentes existentes na localidade de Baixa Grande, distante 4 km da cidade e bem próxima a localidade de Mundo Novo.

Construção do templo  
No ano de 1987, registra-se no histórico da igreja a festa do 4º Aniversário do primeiro Templo Sede da Assembleia de Deus de Aratuba, localizado na época à Rua Cel. João José Pereira. Apesar da inauguração ter ocorrido no dia 08 de maio, a festa de inauguração por motivos desconhecidos, aconteceu em 08 de novembro daquele mesmo ano. Foi durante o referido evento que o diácono Raimundo Jefferson leu um relatório aos presentes que resumia a gestão de Luiz Firmino de Andrade no período entre os anos de 1982 a 1987. E nesse relatório lido consta o nome de MUNDO NOVO entre as primeiras portas abertas de evangelização no município. Apesar de não termos uma data precisa, sabe-se que foi nos primeiros anos da Assembleia de Deus em Aratuba que o evangelho chegou na localidade de Mundo Novo já na gestão do pastor Luiz Firmino de Andrade.

Com o passar do tempo o trabalho da Assembleia de Deus em Mundo Novo destacou-se pelos jovens atuantes no Conjunto Rocha Eterna como era denominado o Departamento de Jovens naquele tempo. Entre os jovens citam-se: os irmãos da família Brás: Sebastião, Wagner e Valdeci(Cici); as irmãs da família Paulino: Neyva, Neide, Nelly e Marta e ainda os jovens Egito, Denisio, Zé Paulino e outros. Muitos desses jovens se destacavam na pregação e louvor principalmente nos cultos de mocidade e nas campanhas evangelísticas. Os cultos no Mundo Novo eram inicialmente realizados nas residências de Zé Paulino e irmão Osmildo. Para se ter uma ideia da força desses jovens a biblioteca na sede da igreja, fundada em 07 de abril de 1996 teve a força e colaboração de duas jovens dessa congregação, as irmãs Neyva e Neide Paulino. E com a grande presença de pessoas nos cultos quinzenais na localidade passaram-se com o tempo a ser realizados semanalmente. E existia não somente a disponibilidade dos crentes da sede em visitar o trabalho do Mundo Novo toda a semana, o contrário também acontecia e isso numa época cujo transporte eram na maioria das vezes os próprios pés. Um exemplo disso ver-se quando na gestão do pastor Oliveira Rocha (1992-1993) o mesmo decidiu que a Escola Dominical seria transferida para às terças-feiras no horário das 19:30 no templo sede. E entre a boa parte dos irmãos presentes, lá estavam os jovens e adultos da congregação de Mundo Novo que iam todas as terças a noite para estudar a santa palavra do Senhor. Mas a partir de 1995 com a descentralização da escola dominical a mesma estabeleceu-se na localidade com a classe de jovens, adultos, crianças e adolescentes, porém com o tempo permaneceu somente a classe de jovens e adultos que eram realizadas na residência de Zé Paulino, Osmildo Paulino e depois na residência de Zé Brás com professores da sede. E numa reunião ocorrida em 24 de dezembro de 2004 os membros do Mundo Novo indicaram o diácono Sebastião Martins dos Santos como professor da escola dominical o que vem acontecendo desde então com a colaboração de outros irmãos. Um gráfico de 2008, mostra 17 crentes da congregação de Mundo Novo matriculados na Escola Dominical e uma presença constante de no mínimo 13 participantes por domingo.

Construção do templo  
Na manhã do dia 02 de julho do ano de 2011 foi marcada por um ato de fé e ousadia, a igreja Assembleia de Deus do Ministério Templo Central, na gestão do Pastor Setubal Monteiro, deu início congregação de Mundo, o auxiliar Raimundo Audecy foi o mestre de obras que demarcou o alicerce e o diácono Sebastião Martins teve a honra de ser o primeiro a cavar o referido alicerce dando assim inicio a concretização de um sonho antigo dos irmãos desta localidade.

Em meados de dezembro de 2011 e inicio de 2012 a construção ainda em sua fase inicial paralisou por motivos de força maior, só retornando suas atividades no dia 31 de maio de 2014 na gestão do Pastor Ivonildo Oliveira da Silva. 

Construção do templo  
Pr. Ivonildo Oliveira conseguiu agregar dinamismo, entusiasmo e foi o grande mentor e organizador para a conclusão do sonho de várias famílias da localidade de Mundo Novo. A Congregação de Mundo Novo ganhou um projeto arquitetônico, com design totalmente moderno. E agora todos esses irmãos terão todas as atividades religiosas realizadas num moderno e espaçoso templo para glória do nome do Senhor.


Referências Bibliográficas
Histórico da Igreja Assembleia de Deus de Aratuba – Tomo I - Anos de 1982-2002
Atas da Assembleia de Deus de Aratuba
Relatório de reunião de Mundo Novo de 24 de dezembro de 2004.
Gráfico Analítico da Escola Bíblica Dominical dos Anos 1996 a 1998 e os Anos 2004 e 2008  

Revista Eletrônica Aratuba Online