Páginas

sexta-feira, 18 de julho de 2014

As últimas palavras do Pe. Evaristo antes de deixar a Vila de Aratuba em 1948

Nesta Sexta - Feira(18), Vamos apresentar para você as últimas palavras do Pe. Francisco Evaristo Melo como Pároco da Paroquia São Francisco de Paula deixadas escritas no livro de tombo em 22 de Fevereiro de 1948.


Pe. Evaristo chegou em Aratuba por volta de Março de 1945 recebendo a paroquia do então pároco o Padre Frei Policarpo Cornélio. Como pároco de Aratuba Pe. Evaristo tem como seu principal marca do seu paroquiado 1º Congresso Eucarístico de Aratuba que aconteceu entre os dias 29 de dezembro de 1945 à 1º de janeiro de 1946, sua realização e considerada até hoje um verdadeiro milagre por todos os paroquianos que viveram aquele momento, pela importância, pelo plano arrojado e principalmente pelas despesas que eram muito elevadas, para a época calculada num valor de Cr$ 30.000,00(Trinta Mil Cruzeiros).

Pe. Evaristo de Melo
Nos três dias de Congresso as missas foram dedicadas à juventude, as crianças e todas as famílias da Vila de Aratuba. Os dias foram repletos de cânticos, confissões, homilias, orações e muita devoção ao padroeiro tudo realizado na pracinha da matriz. As homilias ficaram a cargo de padres convidados e do Arcebispo Metropolitano D. Antônio de Almeida Lustosa.

Mais o período de Pe. Evaristo na Vila não foi só de coisas boas, talvez entre todos os padres da história antiga e recente que aqui passaram o Padre Evaristo tenha sido o mais perseguindo, frutos de problemas locais.

Como a ideia de tentar impedir a venda de bebidas alcoólica após as 19 horas. Padre Evaristo era contra o alcoolismo. Sendo ainda acusado decomunismo por comerciantes e coronéis da época. Esses fatos levaram o pároco a se afastar da sede da vila, concentrando seus trabalhos paroquiais nas capelas da zona rural e na paróquia de Mulungu. 

Dona Albertina destaca que Pe. Evaristo aconselhava aos pais sobre a responsabilidade de ensinarem os seus filhos e matricularem-nos no catecismo e que o mesmo tinha um grande cuidado com as crianças de nossa terra. Teve o cuidado de fundar um campinho de futebol perto da matriz onde as crianças se divertiam após a instrução do catecismo. Pe. Evaristo deixou a vila de Aratuba definitivamente em 22 de Fevereiro de 1948.

Trecho do livro de tombo que traz a mensagem final de despedida do Padre Francisco Evaristo de Melo:

“Aqui fica minhas ultimas palavras a minha primeira Paróquia que deixo amargamente não tanto pela maldade de um dúzia, mas pela covardia e insinceridade. Agradecimentos sinceros a Dona Albertina Farias Lima, uma verdadeira Mãe para mim nesta terra. José Gonçalves Dias e Nemesio Dias um coral de amigos a todos um eterno reconhecimento, sobretudo pelo muito que sofreram na minha defesa”.Pe. Francisco Evaristo de Melo (Aratuba 22/02/1948).

Fonte: Site da Paróquia de Aratuba