Páginas

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

REENCONTRO DE GERAÇÕES DA FAMÍLIA DE MESTRE ZOZA EM ARATUBA

REENCONTRO FAMILIAR REACENDE A CHAMA DO LEGADO DE MESTRE ZOZA EM ARATUBA.



Na noite de Natal, a família do saudoso Mestre Zoza se reuniu na casa central, situada na Rua Coronel Augusto Cordeiro em Aratuba. Este não foi apenas um encontro para celebrar as conquistas de 2023, mas um momento único de reencontro de gerações. Filhos, netos, bisnetos e seus cônjuges brindaram não só à vida, mas à rica história que Mestre Zoza deixou para as futuras gerações.

O local, em frente à casa central, testemunhou risos, abraços calorosos e a ressonância de histórias passadas. O reencontro não só iluminou a noite dos participantes, mas também serviu como um farol, atraindo a atenção dos vizinhos que foram contagiados pela alegria única da família Zoza.


Décadas após a partida de Mestre Zoza, sua família continua a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de Aratuba, mantendo viva a chama que ele acendeu.

QUEM FOI MESTRE ZOZA?

Mestre Zoza, um homem de habilidades diversificadas - mecânico, artesão, carpinteiro, pedreiro, músico e anedotista - deixou sua marca em Aratuba. Falecido em 20 de maio de 1994, aos 71 anos, sua partida deixou um legado cultural que transcende o tempo.

Sua história é um testemunho de persistência e paixão. A criação de seu próprio violino, agora em posse da família, é apenas um exemplo de sua busca incessante pela excelência. Mestre Zoza era conhecido por transmitir seus conhecimentos, recebendo da comunidade local o título de "MESTRE”.

LEGADO DURADOURO E RECONHECIMENTO

Após sua morte, Mestre Zoza foi homenageado através da Banda Municipal, agora conhecida como Banda Municipal Mestre Zoza, tornando-se um símbolo da cultura local.


A história de Mestre Zoza é mais do que uma narrativa do passado; é uma celebração em curso. O reencontro da família na noite do Natal de 2023 não apenas revigora os laços familiares, mas também destaca a importância de transmitir tradições e valores às futuras gerações.

A presença de Mestre Zoza ressoa não apenas nas construções que ergueu, como a notável Igreja São Francisco de Paula, mas também nas tradições familiares que continuam a iluminar Aratuba a cada Natal. Este reencontro é mais do que uma simples festividade; é uma afirmação do legado de Mestre Zoza, que vive não apenas na história, mas no coração de sua amada família e da história viva de Aratuba.