Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2021

HISTÓRICO: ÍNDIOS KANINDÉS E UM DIA MEMORÁVEL NA CÂMARA DE ARATUBA

HÁ EXTAMENTE OITOS ANOS ACONTECIA A PRIMEIRA SESSÃO SOLENE POR OCASIÃO DO DIA DO ÍNDIO

O dia 30 de abril de 2013 ficou registrado nos anais da história de Aratuba, com a realização da primeira sessão solene em homenagem ao povo Kanindé de Aratuba, realizada pela Câmara Municipal, este momento memorável aconteceu há exatamente oito anos.

O evento memorável ocorreu no Plenário Pedro Barbosa Cordeiro e contou com a presença de dezenas de pessoas, entre os convidados várias autoridades locais, incluindo lideranças indígenas.  A sessão foi fruto de um requerimento do vereador Ivanir Bernardo, na época um nato defensor e representante do povo indígena no parlamento.

Na mesma data a Casa do Povo abriu suas portas como de costume para a população e recebeu uma exposição cuja composição foi com fotografias do cotidiano, artesanato e relíquias dos Índios Kanindés de Aratuba. Os 30 minutos que antecederam a sessão foram marcados pela apresentação do Torém, já no Plenário, a índia Ivanes se pronunciou em nome da comunidade indígena e discorreu sobre as lutas e conquistas de seu povo. 

“Agradecemos esse momento a todos que se esforçaram ao máximo pra que esse momento acontecesse, estamos juntos nesta batalha, pois percebemos que aqui tem pessoas capazes de interagir nesse movimento que relevantemente tem assumido um papel muito importante neste cenário aratubense, em especial a um grande lutador, pessoa que nós povos indígena kanindé sempre tinha um sonho de eleger nesse espaço legislativo. Eleger um índio sempre foi nosso grande desafio e parece que chegou nossa vez, elegemos Ivanir do Senhor”, disse Ivanes.

Finalizando a participação indígena cada vereador recebeu um colar de presente, a presidente da época Julina Guedes e o vereador Ivanir receberam um cocar.

Durante o seu mandato, Ivanir Bernardo representou firmemente o seu povo, promovendo um período prospero, empolgante e de conquistas relevantes para a população indígena.