Páginas

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Plantão Médico - Antibióticos: Mitos e Verdades


Antibióticos podem causar cárie?
Não, o antibiótico em si não causa cáries. Todavia os antibióticos em forma líquida, principalmente para uso infantil, possuem na maioria grande quantidade de açúcar com a finalidade de amenizar o gosto amargo que os mesmos apresentam. O açúcar tem alto potencial cariogênico, devendo a criança higienizar os dentes após ingestão dos mesmos.

Tetraciclina mancha os dentes?
Se utilizado durante o período de formação dos dentes, no caso dos dentes de leite entre a metade da gravidez até do quarto ao sexto mês de vida, e no caso dos dentes permanentes até os oito anos de idade, pode provocar a formação de manchas de cor amarelada ou marrom na estrutura dentária. Mas é bom lembrar que isto só ocorre no caso do uso prolongado deste medicamento e se os dentes estiverem em formação. Caso contrário, não há efeitos adversos na estrutura dental.

O que causa problemas nos dentes quando do uso de antibióticos?
Assim com outros medicamentos a presença do açúcar em alta concentração é o principal fator para o surgimento de cáries. Alguns medicamentos possuem o pH ácido, o que pode prejudicar a superfície dos dentes.

Como prevenir?
O ideal é que se realize a higiene bucal (escovação e fio dental) imediatamente após a administração destes medicamentos, principalmente quando nos horários noturnos. Em bebês se deve utilizar uma fralda umedecida em água filtrada para a correta higiene.

Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154