Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

ARATUBA: SESSÃO SOLENE DA CÂMARA CELEBRARÁ CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE JOSÉ JOACY PEREIRA


O centenário do nascimento do diplomata e político José Joacy Pereira será comemorado em sessão solene da Câmara Municipal de Aratuba nesta quinta-feira (04), às 18h.

O requerimento para a homenagem foi apresentado pelo Presidente do Parlamento Tota Barbosa, que considera de “extrema importância” a participação de José Joacy Pereira e sua família na vida política e econômica do Aratuba. Tota lembrou que José Joacy Pereira juntamente com sua família contribuíram significativamente para a formação e o desenvolvimento do município de Aratuba nas mais diversas áreas. “Homem de convicções sólidas, chefe de família e cidadão de bem, a quem devemos muito quanto nos referimos a formação sócio econômica de fato e de direto da antiga Coité até os dias atuais”, comentou ele.

Joacy Pereira nasceu em Aratuba-CE,em 05/10/1918, filho de Júlio de Paula Pereira e Maria Barbosa Ferreira. Iniciou os estudos em sua cidade natal, eleito Prefeito de Pacoti em 1954 pelo PSD – Partido Social Democrático, que compreendia os distritos de Palmácia, Guaramiranga, Mulungu e Aratuba.

Dada a distância entre sua residência, em Aratuba, e a prefeitura, mandou construir em seu mandato uma casa oficial para prefeitos em Pacoti, na localidade de Granja. Candidatou-se a Deputado Estadual, assumindo, como suplente, cadeira na Assembleia Legislativa nas legislaturas de 1959 e 1963, renunciando desta última antes do golpe militar de 1964. Antes de completar 52 anos de existência, veio a falecer vítima de desastre automobilístico a 24 de junho de 1970.

Paralelo a Sessão Solene a Escola Estadual José Joacy Pereira, fará homenagem em frente ao busto na secretaria de saúde, seguida de concerto musical na praça central em Aratuba. Já em 05/01, acontece exposição sobre o centenário no período da manhã na sede da Escola José Joacy Pereira.