Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, TRANSPORTE ESCOLAR E AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR SÃO LIBERADOS EM ARATUBA.

O MUNICÍPIO DE ARATUBA SEGUE FIRME NO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS, ÀS ESTRATÉGIAS DO MUNICÍPIO TÊM MOSTRADO EFEITOS POSITIVOS.

Aos poucos, a retomada de serviços presenciais voltados à Educação começa a ganhar espaço no processo de abertura das atividades econômicas e comportamentais no Ceará. Além do retorno do Ensino Infantil em unidades da rede particular, anunciado na sexta-feira (28) pelo Governo do Estado, também estão autorizadas as atividades extracurriculares presenciais – cursos de idiomas, música, informática, entre outros, aulas práticas e estágios do Ensino Superior, e atividades de apoio à educação, que incluem transporte escolar, testes vocacionais e avaliações educacionais. 

Os serviços constam no decreto estadual nº 33.730, publicado no sábado (29), e em Aratuba o Decreto Municipal 035/2020 segue a mesma orientação, sendo que as atividades devem ocorrer sem contato físico e com apenas até 35% da capacidade, desde que sejam respeitados os protocolos gerais e específicos. 

As aulas presenciais nas instituições de ensino públicas, porém, continuam suspensas. De acordo com o governador Camilo Santana, a retomada em escolas públicas e em outras séries de escolas privadas serão avaliadas ao longo das próximas semanas.

Para os setores da Educação que já tiveram suas atividades autorizadas, será preciso atenção aos protocolos de prevenção coronavírus. No que diz respeito espaço físico das escolas e cursos, determinou-se que alunos e professores mantenham uma distância mínima de 1,5 metro entre eles e as demais pessoas em todas as atividades presenciais. 

Tem seguimento a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde do Município, de aumento do número de testes, da busca ativa e do monitoramento das pessoas que contraíram o vírus, em especial para os grupos de risco, pois tem se mostrado eficiente, apontando para um percentual significativo de curas clínicas, conforme demonstram os boletins diários.

DECRETO MUNICIPAL

DECRETO ESTADUAL 

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

NOTA MÁXIMA: A FISIOTERAPEUTA RINARA MARIA É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

RECÉM-FORMADA EM FISIOTERAPIA A JOVEM ARATUBENSE TEM, HISTÓRICO DE VIDA CONDUZIDO POR LUTAS, DESAFIOS E VÁRIAS VITÓRIAS.

Aos 24 anos, Rinara Maria, natural de Aratuba, tem se revelado uma referência em se tratando de dedicação à vida profissional. Com um histórico de vida conduzido por lutas, desafios e várias vitórias e, seu currículo, ele agrega mais um, o de Fisioterapeuta, pela faculdade Estácio Fic, em Fortaleza. A sua formatura foi realizada recentemente e divulgada nas redes sociais pelo seu primo, o professor Pacheco nas redes.  

Rinara sempre se destacou em Aratuba com sua atuação no movimento jovem cultural e estudantil, nos bastidores ela sempre contou com o apoio irrestrito de Francilia Pacheco, a sua mãe, que nunca mediu esforços para formar a primogênita.


Nos primeiros passos de sua brilhante carreira e jornada profissional promissora, essa aratubense arretada que nos enche de orgulho já se coloca a disposição do povo de Aratuba para contribuir com a promoção da qualidade de vida de seus conterrâneos. Nossa recém-formada segue a trajetória de muitos que se formaram e agora e regressam para sua terra natal com uma linda missão.  

Existem diversas formas de atuação de um fisioterapeuta em prol de melhorar a qualidade da vida de uma pessoa, porém tudo depende do problema ou dificuldade que o paciente busca resolver. E como o campo de atuação e também de tratamentos é muito amplo, o fisioterapeuta pode atuar de diferentes maneiras para contribuir positivamente na saúde de um paciente.

Uma dessas formas é na reabilitação de pessoas que sofreram acidentes de trânsito ou de trabalho. Isso porque a evolução tecnológica e as alterações nos estilos de vida têm levado ao surgimento de um elevado número de deficiências físicas e motoras, vítimas de acidentes de trânsito, de trabalho e de doenças cardiovasculares, em idades cada vez mais jovens e produtivas.

A Fisioterapia de Reabilitação nesse tipo de situação surge como uma área específica, para responder à necessidade de apoiar as várias especialidades de forma diferenciada, complementar e primordial. Pois, busca contribuir de modo científico e também com muitas técnicas e tratamentos para a reabilitação/recuperação do indivíduo afetado funcionalmente por uma doença ou traumatismo.

Tente imaginar a satisfação de um paciente que, após um acidente, teve lesões físicas sérias e possuía dificuldade motora para locomoção, então através da fisioterapia consegue voltar a se movimentar e andar normalmente.

Porém, a contribuição dos fisioterapeutas vai muito além dos tratamentos físicos de recuperação. Entrando no campo da estética, um tratamento corporal pode afetar diretamente e autoestima e disposição do paciente, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida.

Imaginando essas situações e tantas outras possíveis, podemos perceber a importância do profissional de fisioterapia. Que busca melhorar cada vez mais o modo de vida das pessoas, para livrar elas de dores, problemas físicos e até mesmo e muitas vezes problemas ou transtornos de cunho mental e psicológico.

Portanto a Revista Eletrônica Aratuba parabeniza a jovem Rinara e deseje muito sucesso nesta nova etapa de sua vida.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

COVID-19: ESCOLA LEVA ATIVIDADES PARA ALUNOS DA ZONA RURAL EM ARATUBA

A AÇÃO INCLUI ENTREGA DE APOSTILAS IMPRESSAS, VISITAS IN LOCO E UMA DOSE DE ALEGRIA NO CONTATO VISUAL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS. 
Considerando a importância de manter contato com os alunos neste momento de pandemia e distanciamento da escola, a Escola Rural de Fernandes na cidade de Aratuba elaborou apostilas com atividades complementares para os estudantes. A escola atende turmas da educação infantil e ensino fundamental. 

A entrega do material aconteceu de maneira criativa, com as professoras caracterizadas, seguindo os protocolos de higiene e recomendações necessárias à contenção da pandemia da Covid-19. A equipe escolar elaborou o material pensando em atender às especificidades de todos, com atividades relacionadas ao cotidiano dos alunos, possibilitando momentos para atividades prazerosas.

A educadora, Eveline Cardoso, enfatizou a importância da ação protagonizada pelas professoras Flásia, Alicy e Kerles, que não mediram esforços e foram entregar pessoalmente o conteúdo programático para que diferentes atividades estejam presentes no dia a dia dos alunos. Dessa forma, elas indicam possibilidades para que os estudantes possam organizá-las de acordo com sua realidade em meio às incertezas neste período de pandemia.
“Compreendemos que nem mesmo a distância e a dificuldade de acesso aos conteúdos digitais devam ser consideradas empecilhos para a continuidade da aprendizagem. Temos que auxiliá-los sempre que possível para a realização das atividades”, relata Eveline.

A gestão da escola também criou um grupo de WhatsApp pelo qual são realizados contatos entre educandos e educadores, envio de áudios, vídeos e demais conteúdos. No contato estabelecido pelo grupo, a gestão escolar juntamente com seu quadro de professores oferece suporte pedagógico, visando a construção do conhecimento através das mídias digitais. 

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

ELEIÇÕES 2020: TSE APROVA RESOLUÇÕES COM NOVAS DATAS DO CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta quinta-feira (13), quatro resoluções com novas datas de eventos eleitorais. Entre elas, está o novo Calendário das Eleições Municipais 2020, adiadas para os dias 15 e 29 de novembro deste ano pela Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, devido à pandemia de Covid-19.

Os textos aprovados adaptam datas das resoluções do TSE referentes às eleições aos dispositivos da Emenda Constitucional promulgada. O presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, informou que as resoluções apreciadas tratam, respectivamente, das regras gerais de caráter temporário, de uma alteração pontual na resolução que dispõe sobre o cronograma operacional do Cadastro Eleitoral, de mudança na resolução dos atos gerais do processo eleitoral, e o novo Calendário Eleitoral de 2020, que teve 297 marcos temporais definidos.

 A resolução do Calendário Eleitoral aprovada traz as novas datas de alguns atos eleitorais já adiados pela EC nº 107/2020, como a das convenções partidárias, para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que passaram para o período de 31 de agosto a 16 de setembro. Assim como o prazo para o registro de candidaturas, que terminaria em 15 de agosto, e foi transferido para 26 de setembro.

Pelo texto, os partidos políticos e as coligações devem apresentar à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos até às 19h do dia 26 de setembro. Será possível enviar o requerimento, via internet, até às 8h.

 Cumprindo também o que estabeleceu a EC, a resolução do calendário informa que a propaganda eleitoral, inclusive na internet, será permitida a partir de 27 de setembro, após o fim do prazo de registro de candidatura.

Já a diplomação dos candidatos eleitos precisará ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse dos eleitos (1º de janeiro de 2021) não sofreu alteração.

A Emenda Constitucional permitiu ao TSE solicitar ao Congresso Nacional a marcação, via decreto legislativo, de novas datas de eleições em estado ou município em que a situação sanitária revele riscos aos eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral. Nesses casos, o prazo final para que essas votações ocorram vai até 27 de dezembro.

 (*)com informações do TSE

 

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

CORONAVÍRUS: ARATUBA PASSA PARA FASE 4 DO PLANO DE RETOMADA

NESTA QUARTA FASE AS AULAS CONTINUAM AINDA SEM PERMISSÃO PARA RETORNO PRESENCIAL.

A semana começa com mudanças no plano de retomada econômica em quase todas as regiões do Ceará. Fortaleza ingressa a terceira semana da fase 4, ainda sem permissão para o retorno de aulas presenciais, bares, cinemas, teatros, clubes, e demais espaços de realização de eventos com formação de público.

Já os municípios da macrorregião que envolve a Região Metropolitana da capital cearense e proximidades ingressarão na primeira semana da fase 4. A macrorregião do Norte cearense, incluindo Sobral, parte para a fase 2, com a reabertura dos restaurantes. E a macrorregião do Cariri dá início a fase 1, com reabertura do comércio.

Para as macrorregiões do Sertão Central e do Litoral Leste/Vale do Jaguaribe, que seguem na fase 2, não há nenhuma mudança em relação à última semana de julho.

Decreto Municipal

Decreto Estadual