Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

ARATUBA:ASSEMBLEIA DE DEUS COMEMORA 36 ANOS COM CULTO DE GRATIDÃO

O CULTO FOI PRESIDIDO PELO REVERENDO AÍRTON ANUNCIATO E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO CANTOR SACRO VALDIR ALEXANDRE.

Na noite da última segunda-feira (19), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aratuba, celebrou um Culto Festivo em Ação de Graças pelo aniversário de 36 anos de Emancipação Eclesiástica. O templo central, localizado na Rodovia Júlio Coacy Pereira, ficou lotado de fieis.

Na ocasião sob a presidência do Reverendo Aírton Anunciato também foi realizado o Culto do Obreiro, com a consagração dos componentes do Conjunto de Senhores, que será regido pelo musicista Edson Ferreira. A programação contou com muitos louvores e adoração para festejar a passagem de mais um ano de atividades da Assembleia em Aratuba.

Para o recém empossado presidente da Igreja Assembleia de Deus em Aratuba, pastor Aírton Anunciato, o culto realizado na última segunda foi um momento para agradecer a Deus pelas bênçãos dadas e a todos os parceiros que contribuíram e contribuem no dia-a-dia da igreja em Aratuba. Pr. Aírton em menos de dois meses em solo aratubense já a ampliação da tribuna da sede, fez aquisição de cadeiras acolchoadas para os obreiros (já está em fase de articulação as cadeiras para o corpo da igreja) e melhorou o sistema de som com aquisição de novos microfones, além de outras benfeitorias.

A ministração oficial da palavra ficou por conta do Presbítero Sebastião Martins (Prata da Casa) e o louvor a cargo do cantor sacro Valdir Alexandre. O resumo do histórico da igreja foi apresentado pelo Presidente de Missões Ralvany Morais.

Além do ministério local, todas as congregações do campo, membros e congregados, o culto de gratidão também contou com a presença de pastores e irmãos de várias igrejas de Aratuba.

ESCOLA JOACY PEREIRA REALIZA CHOCOPOÉTICA – EDIÇÃO 2018

NÚCLEO GESTOR, PROFESSORES E SERVIDORES DA ESCOLA PRESTIGIARAM AS APRESENTAÇÕES.

Momentos propícios a um contato mais envolvente com a Literatura devem fazer parte da trajetória de aprendizagem de todo estudante. Nesse sentido, a Escola Joacy Pereira renova, em 2018, o Projeto Chocopoética, voltado ao estímulo à leitura de poemas com o subsequente propósito de desenvolver nos estudantes a habilidade de escrita autoral de cunho literário. Para esta edição do projeto, os autores escolhidos foram Cora Coralina, Patativa do Assaré, Vinicius de Morais, Cecília Meireles, Mário Quintana e Manuel de Barros.


O projeto se orienta no sentido de valorizar a criatividade e o talento dos estudantes de todas as turmas da sede e das extensões para, no dia da culminância, apresentarem autores e obras da literatura nacional através de produções próprias ou de (re)interpretações de obras sob os mais diversos gêneros de escrita ou de manifestações artísticas (encenações, músicas, pinturas, dança etc).

A condução do projeto compreende orientação docente, pesquisa estudantil, parceria entre turmas de diferentes anos e entre professores de Língua Portuguesa da escola. Esse envolvimento plural visa diminuir o desinteresse por parte da maioria dos educandos no que se refere à prática da leitura, sobretudo a de obras literárias clássicas, sejam nacionais ou estrangeiras.

O diferencial do projeto é uma espécie de “isca” para “fisgar” o interesse do aluno: Servir chocolate durante as apresentações. Como se sabe, comer chocolate aumenta os níveis de serotonina, substância neurotransmissora que proporciona a sensação de bem-estar. A intenção, aqui, é aliar dois prazeres: o estético literário ao sensorial gustativo.

Segundo a diretora Ana Kezia, a Chocopoética, além de estimular a leitura na comunidade estudantil da Escola José Joacy Pereira, possibilitou aos alunos envolvidos a superação de algumas barreiras de personalidade como timidez e dificuldade de relação interpessoal.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

DISTRITO DE PAI JOÃO: PSF REALIZA COM SUCESSO A CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

"NOVEMBRO AZUL É ESTRATÉGIA DE ALERTA E PREVENÇÃO DA DOENÇA"

Na última terça-feira (20), a Unidade Básica de Saúde da Família do distrito de Pai João, em Aratuba no Maciço de Baturité, na coordenação da enfermeira Baraúna realizou o DIA (D) dedicado à prevenção do câncer de próstata como parte integrante da “Campanha do Novembro Azul” na sede da USB. Participaram da ação, o Grupo da Melhor Idade da Secretaria de Assistência Social, na coordenação da Orientadora Social Katiane, Profissionais de Saúde do PSF local e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

O objetivo desta ação foi reforçar a importância do exame de próstata para homens acima dos 40 anos, a fim de prevenir o câncer. Durante o evento a médica Tatiane Issa ministrou palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce. Aos participantes ainda foi oferecida uma palestra temática sobre o câncer de boca, ministrada pela Dra. Joyce, dentista com atuação no distrito de Pai João.  

Foram realizados suscitações de 70 exames de PSA para os usuários. Ao longo da programação foi oferecido café da manhã, sorteios e entrega de brindes.

Para a Enfermeira Baraúna a ação é de extrema importância e deve ser lembrado, “neste mês toda equipe da Secretaria de Saúde com o apoio da Prefeita Maria Auxiliadora e do Secretário Pedro Barbosa estará focada na luta contra o câncer de próstata. Agradeço a colaboração de toda equipe do Pai João, que Sempre estão dispostos a ajudar, pois nossa decoração é feita a noite, para não atrapalhar o dia de atendimento, e mesmo assim, a maioria da equipe se prontificou em ficar para a realização deste movimento em prol da saúde”, afirmou a Enfermeira e Gerente  da USB do Distrito de Pai João.

Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Recomendações
Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;

Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;

Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;

Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;

Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;

Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

FUTEBOL: SELEÇÃO DE ARATUBA SE CLASSIFICA PARA A FASE FINAL DO CAMPEONATO INTERMUNICIPAL CEARENSE

“JÚNIOR E ELIÉSIO JÁ SÃO VELHOS CONHECIDOS DO FUTEBOL ARATUBENSE PELO EXCELENTE TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO NOS ÚLTIMOS TEMPOS”

Vivendo um dos melhores momentos do intermunicipal da fase regional do Maciço de Baturité, a seleção de futebol de Aratuba, comemorou a chegada às finais do Campeonato-Edição 2018. Informações obtidas pela Revista Eletrônica Aratuba Online, revelam clima de grande companheirismo e ambiente familiar entre atletas e comissão técnica, dedicação e foco no jogo em todos os jogos.

Satisfeitos com a receptividade e vibração do povo aratubense, a delegação aproveita para agradecer publicamente a torcida, a gestão municipal pelo apoio e aos competentes JÚNIOR CRUZ e ELIÉSIO CRUZ, que estão no comando da seleção.

Em Aratuba é grande a expectativa para a próxima etapa do campeonato. Confiantes, pelo belo desempenho da nossa seleção, a cidade se prepara para viver dias mais intensos no mundo do esporte pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por Júnior, juntamente com Eliézio e sua equipe técnica ( MARCOS DO SABÁ, EDINALDO e RICARDO) no Campeonato Intermunicipal de Futebol 2018, a maior competição de futebol amador do Ceará.

O Campeonato Intermunicipal de Futebol do governo do estado, tem por objetivo a prática de milhares de jovens e adultos que se encontram fora da faixa etária da modalidade e não são oferecidas pela as organizações esportivas, atendendo aos ex-atletas profissionais como também aos cidadãos que já estão no mercado de trabalho proporcionando o lazer aos finais de semana através da do futebol em seus respectivos municípios.

E neste final de semana a Seleção Aratubense de Futebol se classificou para a fase final do Campeonato, após vencer a equipe de Baturité por 1 x 0. Na próxima fase a seleção de Júnior Cruz e Eliésio Cruz enfrentaram a seleção da cidade de Itapiúna.

E neste ano os jovens atletas chegam pelo segunda vez na fase final em uma competição a nível estadual, com chances de trazer mais um título para casa.

ARATUBA: ESCOLA JOACY PEREIRA GANHA CLIMATIZAÇÃO E ESTUDANTES COMEMORAM

“Desde que assumiu a direção da escola Ana Kézia e seu Núcleo Gestor tem tornado a rede estadual de ensino em solo aratubense uma referência regional educacional pedagógica e administrativamente”

O trabalho não para, em meados de outubro, a direção da escola estadual José Joacy Pereira anunciou a conclusão de mais uma etapa da reforma prevista para a unidade escolar, depois da reforma elétrica e estrutural, os educandos foram beneficiados com a instalação das centrais de ar em todas as salas de aula. Essas melhorias são frutos de muito trabalho, empenho e compromisso com a comunidade escolar.

A ação traz muitos benefícios no cotidiano escolar, à climatização das salas proporciona um ambiente aconchegante e propício para o desenvolvimento dos alunos. 

Entre alunos e professores a melhoria é aprovada, quem conta é a diretora Ana Kézia. “Ter o ar-condicionado é muito importante. Ele faz o ambiente ficar em boas condições para o aluno estudar, assim é possível que todos desenvolvam bem sua capacidade para aprender de maneira confortável”, disse ela. Outro ponto positivo da benfeitoria é a melhoria da frequência, com a redução das faltas. 

Desde que assumiu a direção da escola Ana Kézia e seu Núcleo Gestor tem tornado a rede estadual de ensino em solo aratubense uma referência regional educacional pedagógica e administrativamente.  

“A comunidade escolar parabeniza a Diretora Ana Kézia e agradece a CREDE08/SEDUC, Através da competente Dóris Leão por proporcionar tudo que estamos realizando até aqui”.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

DIA DE FINADOS É MARCADO POR GRANDE MOVIMENTAÇÃO E EMOÇÃO NO CEMITÉRIO MUNICIPAL DE ARATUBA

A INTENSA MOVIMENTAÇÃO GEROU VÁRIOS CONGESTIONAMENTOS NAS PRINCIPAIS VIAS DA CIDADE DURANTE O DIA.

O Dia de Finados em Aratuba teve movimento intenso durante a manhã e tarde desta sexta-feira (2), nem mesmo o forte calor e as enormes filas de carros na principal via de acesso ao Cemitério São Miguel dos cemitérios impediram os fiéis de prestar suas homenagens aos entes queridos. 

Na capela do Cemitério, a aglomeração de pessoas já era intensa antes mesmo da abertura do horário da missa de finados.
Pelos corredores das catacumbas e jazidos, o que se via eram diversas pessoas pela manhã rezando e levando flores aos túmulos de pessoas importantes que já se foram.

Com a ajuda de uma cuidadora, a aposentada Maria da Silva, de 91 anos, prestou orações ao esposo que faleceu há décadas. Comovida, a idosa chorou ao contar que reservaria grande do seu dia para ver o túmulo de seu ex-marido.

Mesmo com as ruas intransitáveis nos horários de pico, do lado de fora do Cemitério, as vendas de flores, velas, lanches e artigos religiosos faziam a alegria dos vendedores ambulantes, que aproveitaram o momento para garantirem uma renda extra.

Fotos: Isaque Negreiros e Evandro Miguel