Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

DISTRITO DE PAI JOÃO: PSF REALIZA COM SUCESSO A CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

"NOVEMBRO AZUL É ESTRATÉGIA DE ALERTA E PREVENÇÃO DA DOENÇA"

Na última terça-feira (20), a Unidade Básica de Saúde da Família do distrito de Pai João, em Aratuba no Maciço de Baturité, na coordenação da enfermeira Baraúna realizou o DIA (D) dedicado à prevenção do câncer de próstata como parte integrante da “Campanha do Novembro Azul” na sede da USB. Participaram da ação, o Grupo da Melhor Idade da Secretaria de Assistência Social, na coordenação da Orientadora Social Katiane, Profissionais de Saúde do PSF local e usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

O objetivo desta ação foi reforçar a importância do exame de próstata para homens acima dos 40 anos, a fim de prevenir o câncer. Durante o evento a médica Tatiane Issa ministrou palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce. Aos participantes ainda foi oferecida uma palestra temática sobre o câncer de boca, ministrada pela Dra. Joyce, dentista com atuação no distrito de Pai João.  

Foram realizados suscitações de 70 exames de PSA para os usuários. Ao longo da programação foi oferecido café da manhã, sorteios e entrega de brindes.

Para a Enfermeira Baraúna a ação é de extrema importância e deve ser lembrado, “neste mês toda equipe da Secretaria de Saúde com o apoio da Prefeita Maria Auxiliadora e do Secretário Pedro Barbosa estará focada na luta contra o câncer de próstata. Agradeço a colaboração de toda equipe do Pai João, que Sempre estão dispostos a ajudar, pois nossa decoração é feita a noite, para não atrapalhar o dia de atendimento, e mesmo assim, a maioria da equipe se prontificou em ficar para a realização deste movimento em prol da saúde”, afirmou a Enfermeira e Gerente  da USB do Distrito de Pai João.

Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Tratamento
O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Recomendações
Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;

Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença; portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos;

Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos;

Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos; já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente;

Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas podem gerar muita angústia, apesar de não serem suficientes para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata; para confirmá-lo é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;

Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.