Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

ESCOLA JOACY PEREIRA REALIZA CHOCOPOÉTICA – EDIÇÃO 2018

NÚCLEO GESTOR, PROFESSORES E SERVIDORES DA ESCOLA PRESTIGIARAM AS APRESENTAÇÕES.

Momentos propícios a um contato mais envolvente com a Literatura devem fazer parte da trajetória de aprendizagem de todo estudante. Nesse sentido, a Escola Joacy Pereira renova, em 2018, o Projeto Chocopoética, voltado ao estímulo à leitura de poemas com o subsequente propósito de desenvolver nos estudantes a habilidade de escrita autoral de cunho literário. Para esta edição do projeto, os autores escolhidos foram Cora Coralina, Patativa do Assaré, Vinicius de Morais, Cecília Meireles, Mário Quintana e Manuel de Barros.


O projeto se orienta no sentido de valorizar a criatividade e o talento dos estudantes de todas as turmas da sede e das extensões para, no dia da culminância, apresentarem autores e obras da literatura nacional através de produções próprias ou de (re)interpretações de obras sob os mais diversos gêneros de escrita ou de manifestações artísticas (encenações, músicas, pinturas, dança etc).

A condução do projeto compreende orientação docente, pesquisa estudantil, parceria entre turmas de diferentes anos e entre professores de Língua Portuguesa da escola. Esse envolvimento plural visa diminuir o desinteresse por parte da maioria dos educandos no que se refere à prática da leitura, sobretudo a de obras literárias clássicas, sejam nacionais ou estrangeiras.

O diferencial do projeto é uma espécie de “isca” para “fisgar” o interesse do aluno: Servir chocolate durante as apresentações. Como se sabe, comer chocolate aumenta os níveis de serotonina, substância neurotransmissora que proporciona a sensação de bem-estar. A intenção, aqui, é aliar dois prazeres: o estético literário ao sensorial gustativo.

Segundo a diretora Ana Kezia, a Chocopoética, além de estimular a leitura na comunidade estudantil da Escola José Joacy Pereira, possibilitou aos alunos envolvidos a superação de algumas barreiras de personalidade como timidez e dificuldade de relação interpessoal.