Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2018

AULA SHOW: ALUNOS DA ESCOLA MARIA JÚLIA APRENDEM A LIDAR COM DINHEIRO EM AULA PRÁTICA

A PROFESSORA KEILIANE LEITÃO PIMENTEL SILVA CRIOU UMA FEIRINHA DE COMPRA E VENDA PARA ENSINAR AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FINANCEIRA PARA UMA VIDA PLANEJADA E RESPONSÁVEL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA.

TIA KEILA
Saber ganhar, gastar e poupar dinheiro são habilidades que podem ser aprendidas e desenvolvidas por todos. Educar financeiramente uma criança é prepará-la para os desafios da vida e orientá-la para que cresça responsável e bem informada quanto ao uso correto de suas economias.

O consumismo tornou-se uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade, a crença ou o poder aquisitivo, somos todos impactados pelas mídias e estimulados ao consumo de modo inconsequente.

Pensando nessa problemática, a PROFESSORA KEILIANE LEITÃO PIMENTEL SILVA da Escola Professora Maria Júlia em Aratuba, realizou na manhã desta sexta-feira 25 de maio, uma aula prática sobre educação financeira com os alunos do 3º Ano A. Esse foi um importante dia na vida desses pequenos que através as simulação de uma feirinha livre, venderam, compraram e negociaram produtos confeccionados e organizados por eles mesmos com a orientação da professora.

A aula pratica como objetivo desenvolver, de forma divertida, responsável e ética, a relação com o dinheiro. A criança financeiramente bem orientada tomará decisões inteligentes para o uso do dinheiro, será mais consciente ao fazer suas escolhas e administrar sua vida. Keiliane abrangeu uma temática ampla e abordou também o consumo consciente e ambientalmente sustentável.

Divididos entre vendedores,  consumidores, gerentes e operadores de caixa,  os alunos tiveram a oportunidade de manusearem o dinheiro e trabalharem os fatos fundamentais simples de adição e subtração, mediante o pagamento e recebimento do troco. Ao mesmo tempo, as crianças precisaram avaliar as possibilidades de compras vinculadas ao valor disponível em suas mãos e administrar o desejo de consumo de forma consciente. As compras e as vendas, como o dinheiro utilizado foram trabalhados no “mundo do faz de conta” sob uma perspectiva lúdica. O dinheiro utilizado na aula prática foi simulando notas reais.


A criança tem o adulto como modelo, portanto qualquer pessoa pode educar financeiramente uma criança. Essa educação deve ter por base a participação de pais e/ou responsáveis, da escola e até mesmo de outros membros da família, estabelecendo regras de consumo, evitando gastos abusivos e ensinando pelo exemplo.

Outro aspecto espetacular da aula prática da “TIA KEILA” como é conhecida carinhosamente entre os alunos foi o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários entre os educando, fator primordial para a construção de uma sociedade que cresça e se desenvolva através da aquisição do conhecimento coletivo. Por esta razão e outros fatores preponderantes, a PROFESSORA KEILIANE LEITÃO PIMENTEL SILVA é uma educadora nota 10.