Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Vereador Aloísio Senhor quer melhorias na Saúde de Aratuba

O parlamentar apresentou dois requerimentos para ampliação e implantação de postos de saúde nas localidades de Barreiros e Coquinho.

Na noite da última terça-feira, o vereador Luiz Aloísio dos Santos Morais (PR), apresentou dois requerimentos de sua autoria, solicitando a chefe do poder executivo a implantação de um Mini Posto de Saúde na localidade de Barreiros e construção do Posto de Saúde da localidade de Coquinho. 

O Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado em 1994 no Brasil como estratégia para organizar os serviços de saúde a partir da atenção básica, procurando por em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir de uma concepção de trabalho que se notabiliza pela proposta do estabelecimento de inter-relações entre os vários setores responsáveis pela assistência à saúde, o PSF propõe uma ação mais ampliada nesses setores que se inicia na Unidade Básica e vai até os níveis de maior complexidade na rede de serviços.

A falta de emprego, de atividades culturais, de formação profissional, faz com que homens, mulheres, crianças e adolescentes se envolvam em situações de risco em diversas comunidades.

Entretanto, sabe-se que com a cobertura do PSF em diversas micro áreas há uma contribuição para a diminuição do risco eminente de doenças. Percebe-se que, de modo geral, o PSF é valorizado pela população e vem conquistando avanços significativos na atenção básica, assim como tem colaborado para a reorganização do sistema de saúde no Brasil.

Destaca-se, entre os avanços, uma maior facilidade da população mais excluída da sociedade no acesso aos serviços públicos de saúde existentes no município, através das Unidades de Saúde da Família. O fato dessas Unidades se localizarem em pontos estratégicos favorece o estabelecimento de vínculos com os profissionais do PSF, além da possibilidade de realização de visitas domiciliares, quando necessárias.

Aloísio foi bastante enfático na defesa de seus requerimentos quanto a promoção da qualidade de vida para a população de Aratuba. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos presentes.