Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Cartão Reforma: benefício para compra de materiais de construção inicia em abril

O Governo Federal anunciou que o Cartão Reforma, programa para reforma de habitações, será entregue em abril de 2017. O benefício será concedido a famílias com renda bruta mensal de até R$ 1,8 mil. Elas vão receber R$ 5 mil para compra de materiais de construção, ficando responsáveis pela mão de obra.


O programa deve atender entre 85 mil e 100 mil casas no ano que vem, nas estimativas do ministro das Cidades, Bruno Araújo. A medida provisória que cria o programa proíbe ainda que os recursos sejam utilizados em áreas de risco como regiões suscetíveis a desabamentos.

A intenção do governo é utilizar um volume de recursos mínimo em 2017, para que os entes possam se adaptar à execução do Cartão Reforma, que será digital e buscará operar sem burocracias. De acordo com Araújo, os estados e municípios serão responsáveis por mediar os projetos de reforma com as famílias e fiscalizar se o dinheiro foi corretamente aplicado.

De janeiro até a segunda quinzena de abril, serão abertos prazos para que o software seja testado, os municípios se cadastrem no programa e a assistência técnica seja contratada.


Com informações da Agência Brasil