Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Eleitores de Aratuba devem fazer o recadastramento biométrico

Atualização é obrigatória e deve ser feita até março de 2016.


No período de 16/11/2015 à 18/03/2016, a Justiça Eleitoral estará procedendo com a revisão biométrica de todos os eleitores do município de Aratuba. A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008 para garantir ainda mais segurança às eleições brasileiras. Com ela, os eleitores são identificados pelas impressões digitais no momento da votação.

Segundo publicação do ex-prefeito Júlio Cesar Lima Batista nas redes sociais, o chefe do Cartório Eleitoral de Capistrano informou que servidores da Justiça Eleitoral atenderão diariamente, no período acima, aos eleitores de nosso município, no Fórum da Comarca de Aratuba, para evitar o deslocamento das pessoas até Capistrano.

Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e tirada uma foto. Esse momento é importante também para atualizar os dados cadastrais (endereço, etc).

Com o recadastramento biométrico, o eleitor passa a se identificar apondo sua digital no microterminal da urna eletrônica; não precisando mais aditar sua assinatura no Caderno de Votação.

Documentos necessários:
Eleitores já cadastrados: documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

Novos eleitores, que farão o cadastramento pela primeira vez: todos os documentos acima e um comprovante de endereço (menos o título de eleitor). É necessário trazer originais e fotocópias

É importante saber:
Quem não comparecer terá seu título de eleitor cancelado e ficará impedido de tirar documentos como passaporte e segundas vias de RG ou CPF, não poderá participar de concursos, matricular-se em instituições de ensino do governo, entre outros impedimentos.

RESOLUÇÃO 591 TRE

Redação Aratuba Online