Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

Professor Bernardo na 75 ª Edição do Destaque de Domingo

Bernardo é Vice-Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aratuba – SINDIARA.


Francisco Miguel de Brito (Bernardo) nascido aos 11 de agosto de 1972, filho de Francisco Aprígio de Brito e Elena Miguel de Brito. Iniciou seus estudos na escola Isolada Sítio Catolé cursando a 1ª Série, no ano seguinte como se mudou do Sítio Japão para o Sítio São João, foi estudar na antiga CNEC em Aratuba onde cursou o Ensino Funda mental I, depois estudou para a Escola José Joacy Pereira, cursando até a 7ª série, anos depois retornando a CNEC concluindo lá o Ensino Fundamental no Ano de 1989. Em 1990 começou o ensino médio, mas como tinha que trabalhar o dia todo na agricultura e ainda caminhar 10 km até a sede do município seu rendimento não era satisfatório então desistiu na metade do ano ficando por algum tempo apenas nas atividades agrícolas.

Em 1995 a agricultura estava defasada então a convite de um primo proprietário de uma Escola particular foi trabalhar como porteiro, em 1998 retomou os estudos, em 2002 concluiu o ensino médio no Ceja Guilherme Rocha. Neste mesmo ano foi aprovado no vestibular para Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.  Após cursar o primeiro semestre “Bernardo” retornou para Aratuba transferindo o Curso para Baturité, foi então que deu começou sua  carreira no Magistério como Professor da Educação Infantil na Escola José Mendes da Cruz.

Em Janeiro de 2005, apaixonado com Neurenice Germano Brito e no mesmo ano foi efetivado por meio de concurso público na Rede Municipal de ensino de Aratuba. Em maio de 2006 nasce seu primogênito Francisco Aprígio de Brito Neto. Durante esse período ingressou nas atividades pastorais na região Tope retomando então os trabalhos de construção da nova Capela de Santo Antônio, experiência esta que despertou  o gosto pelas causas coletivas e sociais.

Em 2008 ingressou na Universidade Federal do Ceará – UFC, onde cursou Licenciatura em Matemática, concluindo em 2013, ano que também foi agraciado por mais um presente, sua filha Maria Sophia Germano Brito, tendo agora um belo casal de filhos, razão de sua vida.

“Como acredito na democracia e na cidadania sempre fui ativo nas atividades sindicais, na luta por meus direitos e das demais categorias, fato este que em 2013 me levou a encabeçar uma luta pela garantia de salários e pela ampliação de 20h aos professores efetivos, este momento marcou definitivamente minha participação na chapa vencedora do SINDIARA 2014/ 2018, nunca desanime ou baixe a cabeça para aqueles que não aceitam ou não concordam com suas ideias, vá à luta, prossiga, fale, reivindique, afinal de contas, somos diferentes uns dos outros. Que graça teria se pensássemos iguais e agíssemos iguais, nossa beleza está nas diferenças, elas nos completam e enriquecem a humanidade com nossos talentos. E sou feliz por ser assim e poder servir, afinal de contas sou um servidor público”, disse Bernardo.