Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

TCM Realiza Encontro Regional de Capacitação em Redenção

Legislativo e Executivo de Aratuba participam do Encontro Regional.

O Tribunal de Contas dos Municípios realizará neste mês de maio três Encontros Regionais de Capacitação, dando continuidade ao programa de interiorização que vem realizando há anos. A capacitação vai beneficiar, a sociedade civil, servidores públicos municipais, além de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e secretários municipais. Nesta quarta-feira (8) o TCM iniciou o encontro em Redenção.

Segundo o presidente do TCM, conselheiro José Carlos Araújo, esses encontros de capacitação têm por objetivo qualificar os recursos humanos municipais em prol de uma gestão pública tecnicista, ética, eficiente e eficaz. Para tal, o TCM leva capacitação em Controle Interno, Execução Orçamentária e Financeira, Licitação, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP).


O II Encontro Regional de Capacitação está sendo realizado em Redenção, nas dependências do Campus da Uepa, no período de 8 a 10. A presidente da Câmara Municipal de Aratuba Julina Guedes, o vice-presidente Jean Martins e o Prefeito Ivan Neto participam da capacitação. “Participar de um encontro desse porte é mergulhar na busca do conhecimento para adquirir suporte que ajudará na administração pública e na fiscalização por parte do legislativo”, comentou Julina.
  
PALESTRAS E OFICINAS
A programação de palestras e das oficinas é idêntica para os todos os encontros. “Mural dos Jurisdicionados” será a primeira palestra dos encontros e será proferida pelo diretor de Tecnologia da Informação do TCM-PA Diógenes Carneiro, às 9h20. Em seguida o representante da CGU-PA falará sobre “Brasil Transparente”, às 9h40. Já o representante do Sebrae-PA abordará o tema “Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, às 10h30.
Tanto o I I como o III e IV Encontros Regionais de Capacitação oferecerão em seu conteúdo programático os seguintes cursos:
1 -“Formação em Controle Interno Municipal” (Cleber Mesquita, analista de Controle Externo e diretor adjunto da Diretoria de Apoio aos Municípios-DAM/TCM-PA);
2 -“Execução Orçamentária e Financeira” (Taciana Sauma Gontijo, analista de Controle Externo TCM-PA);
3 -“Licitação” (José Maria Campos da Gama, chefe de divisão da DAM/TCM-PA);
4 - “Lei de Responsabilidade Fiscal: Desmistifique e Pratique” (Rejane Gomes dos Santos, analista de Controle Externo da DAM/TCM-PA),
5 -“Contabilidade Aplicada ao Setor Público” (sob responsabilidade de um membro da Comissão do Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade-CRC-PA).