Páginas

sábado, 2 de dezembro de 2023

21 ANOS DA JORNADA EMOCIONANTE DA PRIMEIRA TURMA DE PROFESSORES DE ARATUBA E UM LEGADO INQUEBRÁVEL

“BATAM PALMAS PRA ELES, BATAM PALMAS PRA ELES. BATAM PALMAS PRA ELES, QUE ELES MERECEM”


Na cidade cearense, localizada no Maciço de Baturité chamada Aratuba, a história da educação se entrelaça com coragem, determinação e um compromisso inabalável. Hoje, celebramos 21 anos desde um capítulo que não só moldou o futuro educacional da cidade, mas também deixou um legado inquebrável de paixão pelo ensino. Esta é a história da primeira turma de professores do Ensino Fundamental, uma jornada que transcende os limites do tempo e ressoa no coração da comunidade aratubense.

A saga começou sob a liderança visionária de prefeitos como Raimundo Pereira Batista, José Ivan Santos, João Leite Filho e Dilson Araújo Freire. Compreenderam, muito antes da maioria, que a qualidade da educação estava intrinsecamente ligada à qualificação dos professores. Iniciativas como o Curso "Agora Eu Sei" refletiam o compromisso de erradicar a figura do professor leigo, preparando o terreno para uma nova era de excelência educacional.

O ano de 1998 foi um divisor de águas, marcando pelo primeiro Concurso Público Municipal para Professores Polivalentes, , sinalizando a necessidade urgente de educadores qualificados.


A virada do milênio trouxe consigo um desafio monumental: a necessidade de formação superior para os professores, de acordo com a Lei Darcy Ribeiro nº 9394/96. Aratuba não apenas aceitou esse desafio, mas abraçou-o com um convênio inovador com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). A primeira turma de professores, 45 bravos educadores, submeteu-se a um vestibular em 1999, inaugurando uma nova era na educação local.

O nome da turma, "ISTÊNIO GOMES RAQUEL", ecoa como um tributo ao saudoso professor de matemática que deixou uma marca indelével na comunidade. Ao longo de mais de três anos de estudos, esses educadores não apenas absorveram conhecimento acadêmico, mas também enfrentaram desafios práticos durante a Ação Docente Supervisionada, uma avaliação que testou sua habilidade pedagógica.

A festa de Colação de Grau, em 2002, foi um momento de triunfo, não apenas para os 44 professores e suas famílias, mas para toda Aratuba. O orador da turma, Professor Gildo Gomes, pronunciou palavras que transcendiam o momento, ecoando a resiliência, a dedicação e o amor que permearam essa jornada única.

A tese de mestrado de Solange Xerez, "Educação e Cidadania no Município de Aratuba", eleva esses educadores a um patamar especial. Suas palavras ecoam a distinção dos professores de Aratuba em termos de leituras teóricas, criticidade no ensino-aprendizagem e autoestima na realização de suas tarefas educacionais.

Hoje, 21 anos depois, o legado desses professores permanece como um farol de inspiração. Cada aluno que passou por suas salas de aula, cada projeto educacional que floresceu sob sua orientação, é testemunha desse legado. Esses educadores não apenas ensinaram matérias; eles plantaram sementes de sonhos, cultivaram aspirações e construíram um alicerce sólido para as gerações vindouras.

A história da primeira turma de professores do Ensino Fundamental em Aratuba é mais do que uma narrativa educacional; é uma epopeia de amor pela aprendizagem, resiliência frente aos desafios e um compromisso eterno com o progresso educacional. Que esses professores sejam eternamente lembrados como arquitetos do futuro, cujo legado continua a inspirar e iluminar os corações de todos que têm o privilégio de aprender com eles.