Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Saiba tudo que aconteceu na última Sessão Ordinária do Legislativo em Aratuba

Veja quais foram os requerimentos apresentados pelos vereadores. 

Na noite da última terça-feira, 26, acontece a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aratuba. Mais uma vez o Plenário lotou com a presença dos cidadãos aratubenses. Durante o grande expediente vários requerimentos foram aprovados. 

“A constante presença do povo de nossa cidade nas sessões, é sinal de que a população anseia acompanhar de perto a atuação de cada parlamentar, e que aqui o povo realmente se sente em casa”, disse Julina Guedes. 

ARATUBA DEVERÁ GANHAR UM NOVO DISTRITO
O vereador Francisco Gerson Ferreira Castelo apresentou requerimento indicando a criação do Distrito do Tope, em sua justificativa o vereador alegou tratar-se de um progresso que interferirá diretamente na vida dos moradores da região do Tope de forma positiva, social e economicamente.

Uma das chaves do sucesso reside na capacidade de cooperação entre seus atores ao intensificar as relações e os contatos entre os agentes, tanto na área produtiva como na institucional, favorecendo a criação de redes (formais ou informais), fazendo aumentar as sinergias locais e fortalecendo a cooperação entre empresas, permitindo reforçar o caráter competitivo das pequenas empresas.

Dessa forma, a criação de mais um DISTRITO, na cidade de Aratuba, será de suma importância para o desenvolvimento local,  tornando a região mais potente para a produção em massa, especificamente no ramo de facção.

VEREADORA AÍLA SANTA QUER AMPLIAÇÃO DE CARGA HÓRARIA PARA PROFESSORES CONCURSADOS
A vereadora Aila Santana solicitou do Poder Executivo Projeto de Lei modificando o Art.49, da Lei 349/2009 do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério de Aratuba. 

Segundo texto do referido artigo, a partir de 2010, pelo menos 60% (sessenta por cento) das carências existentes no Quadro do Magistério deverão ser preenchidas por profissionais quadro efetivo, de acordo com regulamentação a ser definida pelo Chefe do Poder Executivo, após debate com a representação do Magistério.

“Compreendo que o PCC é um instrumento legítimo para a valorização e promoção do profissional da Educação, solicito, portanto que no respectivo Projeto de Lei, ora requerido, seja priorizado no bojo de sua redação que o servidor do magistério concursado 20h, terá direito a efetivação automática  da sua carga horária”. Disse Aila.

SAÚDE DO HOMEM PODERÁ VIRAR LEI
Um requerimento de autoria do Vereador Hellanyo Lemos, índica a criação de uma lei específica para Trabalhar o Programa Saúde do Homem. A idéia é estabelecer um programa especifico de atenção a saúde masculina, que contemple a conscientização dos riscos e disponibilize  locais específicos  de tratamento, com corpo técnico apropriado  e metodologia  de abordagem contextualizada no universo masculino.

A indicação do vereador através de requerimento contempla principalmente o atendimento por um urologista. Hellanyo cobrou também através de outro requerimento que a Secretária de Saúde do município  normatize através de portaria específica  a prescrição e solicitação de exames pelo enfermeiro.

VEREADOR IVANIR APRESENTA TRES REQUERIMENTOS IMPORTANTES
Como representante do povo indígena de Aratuba, Ivanir Bernardo apresentou requerimento solicitando uma Sessão Solene para homenagear o Dia do Índio, quando posto em votação, o requerimento do vereador foi aprovado por sete votos a favor e apenas um contra.

Pensando na segurança dos moradores da sede do município, o vereador cobrou ao Executivo que cada Rua de Aratuba, tenha no mínimo um vigia em regime de escala. Encerrando sua participação na Sessão, o parlamentar defendeu que a secretaria competente faça a reorganização da numeração das Ruas, objetivando facilitar a localização para entrega de correspondências e a execução de outros serviços de interesse do próprio cidadão.

REAJUSTE SALARIAL
A Presidente do Legislativo Julina Guedes cobrou ao Prefeito que seja enviado Projeto de Lei para reajuste salarial dos servidores.