Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Vai viajar no feriadão?

Seja de carro ou ônibus , especialistas dão as dicas para evitar problemas antes mesmo de começar a sua viagem.

Para muitos o feriadão da Semana Santa já começa nesta quinta, 28. Colégios e faculdades não funcionam, Governos Estadual e Municipal (algumas cidades) declararam ponto facultativo e até algumas empresas privadas fecham mais cedo essa semana.
Vários turistas da capital cearense só vão trabalhar até meio-dia desta quinta e pretendem viajar no mesmo dia para a Serra de Aratuba, não sem antes checar itens essenciais em seus carros. “É importante, no mínimo checar os pneus, freios e óleo” fala o engenheiro, que costuma fazer revisões regulares em seu veículo, recomendadas pela montadora.

O chefe de oficina da Gerardo Bastos S/A, Giovane Lúcio faz ainda mais recomendações e lista cinco itens que não devem ser esquecidos:
1. Veja o nível de óleo do motor e os filtros de ar e de óleo, fazendo a troca se necessário. Verifique a água do radiador, com o motor frio, e também se as correias não estão desgastadas ou com excesso de folga;
2. Faça um check-up básico das lâmpadas dos faróis, lanternas e sinalizadores;
3. Complete a água do reservatório do limpador de pára-brisa e verifique se o sistema não está entupido. Confira também se as palhetas estão gastas e precisam ser substituídas;
4. Teste sua suspensão, cheque as pastilhas e o óleo de freio;
5. Calibre os pneus – sem esquecer do estepe – com a pressão recomendada no manual. Mas faça essa checagem com os pneus frios. Quando os pneus estão aquecidos, o ar dentro deles se expande e altera a medição. Verifique também o desgaste visual. Pneus “carecas” tendem a derrapar, principalmente, em pista molhada, portanto fique atento ao rodízio de pneus. Pelo mesmo motivo, faça o alinhamento da direção, principalmente, se sentir a direção pesada ou puxando para um lado.

Viagem de Ônibus
Para quem vai viajar de ônibus, lembre-se que reservar e comprar sua passagem com antecedência. No dia da viagem, procure chegar a rodoviária uma hora antes do horário previsto. Isso pode facilitar sua viagem, caso ocorra algum imprevisto no local. Veja também a quantidade de paradas e duração da viagem, para programar a sua alimentação.
Verifique a disponibilidade de transporte coletivo para sair do terminal e chegar até o local desejado. Por isso também vale a pena pesquisar os valores da corrida de táxi. Antes de sair, aproveite para checar sua carteira, certifique-se de que todos seus documentos pessoais estejam lá.
Os destinos mais procurados s são Sobral, Iguatu e Recife, com destaques também para a região do Cariri e da Ibiapaba, Maciço de Baturité com destaque para Guaramiranga. Aratuba também é uma excelente opção para o feriado prolongado . 
Com informações do Tribuna do Ceará.