Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

RAIO X: 10 ANOS DA 1ª TURMA DE PROFESSORES FORMANDOS DE ARATUBA - PARTE II


Nesse concurso público, foram aprovados 57 candidatos. E assim a necessidade de professores habilitados e capacitados tornara-se mais visível e premente e os profissionais reivindicavam tal formação superior e permanente. Era preciso agora cumprir o artigo 62 da Lei Darcy Ribeiro nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 que preceituava a formação superior de docentes para atuar na educação básica como requisito mínimo no exercício do magistério. Para cumpri-la o município celebrou convênio com a UECE – Universidade Estadual do Ceará, oportunizando aos docentes submeterem-se a um vestibular no dia 12.06.99 para cursarem faculdade no próprio município através do NECAD – Núcleo de Educação Continuada e à Distância. As vagas oferecidas ao município foram preenchidas e formou-se assim 45 formandos cujo resultado do vestibular foi anunciado pelo Secretário de Educação, Raimundo Araújo de Souza(Seleção) na radiadora da Paróquia São Francisco de Paula já que na época o município não dispunha de rádios comunitários.
O primeiro dia de aula na faculdade aconteceu em 21.07.99 no antigo auditório da Escola Maria Júlia. No momento cerimonioso o professor Gildo Gomes foi o orador da turma e coincidentemente ele acabou sendo o orador na festa de colação de grau, pois o professor indicado para o pronunciamento falecera durante o curso e por isso mesmo a turma foi chamada de ISTÊNIO GOMES RAQUEL em homenagem ao célebre professor de matemática. Ao longo dos mais de três anos os professores estudaram 49 cadeiras acadêmicas e na fase final do curso foram avaliados na ADS – Ação Docente Supervisionada onde os mestres da UECE observavam a ação pedagógica dos professores em sala de aula. O desenvolvimento cognitivo dos professores do município inclusive é pontuado por Solange Xerez que defendeu uma tese de mestrado em São Paulo na Universidade de São Marcos com o tema “Educação e Cidadania no Município de Aratuba” no mesmo ano da conclusão do curso no município. A autora ainda escreveu um livro sobre a mesma temática lançado pela Gráfica e Editora LCR em 2008. Na sua tese de mestrado Xerex destacou a capacidade crítica e intelectual dos docentes aratubense quando diz “Também graças a uma observação participante, e comparando Aratuba com outros municípios do Ceará onde ministrei aulas, principalmente Ipu que foi locus de outra pesquisa, posso assegurar que os professores de Aratuba se distanciam dos demais observados no que se refere às leituras teóricas, à criticidade em relação ao ensino aprendizagem, no planejamento das aulas, e principalmente na questão da auto-estima de desenvolver suas tarefas numa escola grande, com estrutura pedagógica e tecnológica...”(Dissertação de Mestrado, p. 81, grifo meu). A festa de Colação de Grau  aconteceu no dia 1º de novembro de 2002, quando os 44 professores com os representantes da Reitoria da UECE e autoridades municipais na quadra Norberto Botelho ouviram a leitura de um discurso muito elogiado pelos presentes a cerimônia. E desde então esses professores tem aplicado seus conhecimentos tanto em sala quanto na gerência escolar de seu município. 

Contatos com o colunista:
ggalves1@hotmail.com Cel. (085)96638929
Referências Bibliográficas,
GOMES, Gildo.  Memorial de Formação e Prática Educativa,2002
Histórico Escolar da UECE – Universidade Estadual do Ceará, 2003
XEREX, Solange. Educação e Cidadania, Ampliando os espaços de inclusão, 2008;
XEREX, Solange. Educação e Cidadania no Município de Aratuba. Tese de Mestrado apresentada em São Paulo na Universidade de São Marcos, 2002.