Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aratuba contra a Dengue


O combate a dengue em Aratuba já começou nesta segunda-feira (7). Os agentes municipais de endemias utilizarão os equipamentos de UBV (ultrabaixo volume), conhecidos popularmente como fumacê, em locais da cidade.
Para as ações, os agentes orientam como devem ser tratados os reservatórios de água e usam a borrificação inseticida que elimina no ar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. As equipes de agentes de endemias visitam os pontos com suspeitas do mosquito, utilizando fumacês costais, que são equipamentos portáteis.
O objetivo da operação é visitar os lugares com maior propensão ao mosquito transmissor, como, por exemplo, ferros-velhos, oficinas e espaços que possam conter objetos que armazenem água parada. Os agentes de endemias estão trabalhando em horário estendido, fazendo a borrificação no amanhecer e no entardecer período em que o mosquito fica mais vulnerável.
Será muito difícil vencer esse combate sem a ajuda de todos, então a população precisar colaborar! O mosquito da dengue não é gerado em praças públicas e sim dentro das casas dos que descuidadosamente deixam água parada em locais e objetos que são vulneráveis para o surgimento dos focos.
”Estaremos sempre indefesos nesta guerra se todos não se conscientizarem que os agentes jamais conseguirão sozinhos exterminar todos os focos nas casas de cada um de nós. Precisamos somar, nos tornando em um agente dentro do nosso lar e eliminar todas as possibilidades.” Falou a Secretária de Saúde Olímpia Maria.

Assina a matéria: Otoniel Coriolano