Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora em Aratuba


Muita emoção marcou a chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a cidade de Aratuba. Os símbolos católicos que percorrem o mundo e mais recentemente o Ceará chegaram à cidade por volta de meio dia e meio, onde foram acolhidos pelo público católico de nosso município.
Em passeata, os ícones peregrinos seguiram para a Igreja Matriz de São Francisco de Paula, onde houve a celebração da Santa Missa, Onde os palestrantes Joaquim e a Secretária de Educação do Município Adiléa Farias trataram de assuntos relacionados aos jovens, com a participação de centenas de católicos inclusive de outras cidades como de Mulungu, Guaramiranga, Pacotí e Palmácia. Também participaram padres de paróquias locais, Pe. Claudio e Pe. Jairo (Aratuba), Pe. Marcos (Mulungu), Pe. Maurício (Ocara), Pe. Nazareno (Palmácia) e Pe. Mascarenhas (Pacotí).
A Cruz
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro no Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome da juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.
O Ícone de Nossa Senhora
Já em 2003, João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da Jornada: o ícone de Nossa Senhora. Trata-se da "Salus Populi Romani" - cópia contemporânea de antigo ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus no ocidente, Santa Maria Maior.
Ao final do evento os símbolos seguiram para a cidade de Aracoiaba. A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora seguirão por vários municípios e estados até a próxima Jornada Mundial da Juventude, a acontecer no Rio de Janeiro em 2013.

Colaboração
Mardonio Alves
Otoniel Coriolano