Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

o suposto bate-boca de Dilma com Roberto Cláudio


A notícia do bate-boca entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) gerou ampla repercussão. Enquanto a notícia se espalhava pela internet, a assessoria do prefeito desmentia o atrito.

À reportagem do jornal Aqui CE, a assessoria de Roberto Cláudio afirmou que houve um exagero para criar uma situação de embaraço entre a petista e o prefeito.

Ao jornal O Povo, a assessoria da Prefeitura desmentiu a existência de qualquer tensionamento entre a presidente e o prefeito. Ainda segundo informações do jornal, houve, apenas, uma ponderação de RC acerca da informação da presidente de que uma desoneração prevista pelo Planalto permitiria redução em até 7,5% no preço da tarifa de ônibus.

No entanto, notícias nacionais dão conta de que o tom ríspido de Dilma foi desferido não apenas contra o prefeito de Fortaleza.
A edição do dia 26 do jornal O Globo destacou o mal-estar generalizado que permeou a maior parte da reunião da presidente Dilma Rousseff com os 27 governadores e 26 prefeitos, em Brasília, na segunda-feira (24).

De acordo com jornal, os participantes da reunião saíram reclamando que, após discurso na televisão, Dilma “passou horas mastigando chicletes para disfarçar a tensão, reclamou de dor nas costas em alguns momentos, ouviu muito, mas não acolheu sugestões e nem respondeu a ninguém, à exceção de algumas interpelações duras, feitas, por exemplo, para rebater as reclamações do prefeito de São Paulo, Fernando Hadad (PT), e de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB)”.

O bate-boca
Em outra matéria, a edição de hoje do jornal O Globo detalha o bate-boca entre a presidente Dilma e o prefeito Roberto Cláudio. Segundo o texto, a irritação começou quando o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, tentou expor sua posição contrária ao passe livre para estudantes, e se agravou quando Roberto Cláudio afirmou que não tinha como reajustar as tarifas em Fortaleza, uma vez que a cidade já está com aumentos represados há muito tempo.

Neste momento, de acordo com o jornal, Dilma se exaltou ainda mais e, com o dedo em riste apontado para o prefeito, esbravejou: “Eu fiz as continhas! Isso eu sei! Eu fiz a de-so-ne-ra-ção! Isso é meu, e eu quero ver a redução de 7%. Você tem que me dar isso!”

Após o ocorrido, conforme o Ceará News 7 antecipou, poucos governadores quiseram conceder entrevista à imprensa. Cid Gomes e Roberto Cláudio saíram discretamente pela lateral do Planalto.

* Com informações dos jornais O Globo, Aqui CE e O Povo.