Páginas

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

HALO SOLAR SURPREENDE MORADORES DE ARATUBA

FENÔMENO ATMOSFÉRICO CRIA ESPETÁCULO DE LUZ NOS CÉUS DA CIDADE.



Nesta sexta-feira (15), os moradores de Aratuba, localizada no Maciço de Baturité, foram surpreendidos por um espetáculo celestial incomum: um halo solar formado ao redor do sol, criando um arco-íris em círculo visível em diferentes pontos da cidade.

Meteorologistas explicam que esse fenômeno ocorre quando a luz do sol atravessa cristais de gelo presentes na atmosfera. Embora o halo solar seja conhecido, não deixa de ser um espetáculo impressionante quando ocorre, proporcionando um verdadeiro show de cores no céu.

Diferentemente de outros eventos atmosféricos, o halo solar pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que as condições meteorológicas necessárias estejam presentes. Especialistas na área afirmam que, geralmente, esse fenômeno está associado a chuvas com nuvens altas contendo cristais de gelo finos, que criam uma espécie de película ao redor do sol.

Os moradores de Aratuba compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais, expressando sua surpresa e encantamento diante do espetáculo natural. O fenômeno despertou interesse em entender melhor os processos atmosféricos que levam à formação do halo solar.

Este é mais um exemplo de como a natureza pode nos presentear com momentos únicos e espetaculares, lembrando-nos da beleza e complexidade do mundo que nos cerca. O halo solar em Aratuba certamente ficará na memória dos moradores como uma experiência  que iluminou o dia na pequena cidade do Maciço de Baturité.