Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2020

COVID-19: CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARATUBA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA

“OS CONSELHEIROS DELIBERARAM SOBRE VÁRIOS TEMAS, INCLUINDO AÇÕES DE COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS, TUDO POR VIDEOCONFERÊNCIA”


Aratuba - O Conselho Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (23/4) a primeira reunião por videoconferência com os conselheiros da Entidade. A iniciativa teve o intuito de testar a plataforma de conferência como ferramenta para realização de reuniões à distância, devido às medidas de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19.

Na ocasião instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aratuba, deliberou sobre a análise dos relatórios do Instituto Compartilha dezembro 2019 e janeiro 2020. Na mesma reunião remota foi comunicado ao Conselho a prorrogação de intervenção da SHPD e Decreto e Funcionamento das Barreiras Sanitárias, além da análise da prestação de contas da Secretaria de Saúde referente ao período de janeiro a fevereiro.

Constou ainda no debate dos conselheiros, informações sobre a confecção e distribuição de máscara artesanal por parte do município, bem como explicações sobre O COVID-19, medidas, epidemiologia, receitas, despesas e ações para esse programa.

A reunião contou com a presença online de vários segmentos da sociedade no ato representado por seus conselheiros, referências técnicas das áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. 

Diante do atual cenário, o Conselho Municipal de Saúde, reconheceu o empenho da prefeita Maria Auxiliadora Lima Batista, de toda equipe da saúde e demais secretarias que atuam no combate de forma coletiva, formando uma grande rede de proteção ao povo aratubense. Foi aprovada por unanimidade uma nota de reconhecimento público para estes guerreiros que estão na linha de frente do combate.    

Presidida por Izidio dos Santos e secretariada por Nely Terto, a primeira reunião do CMS da história de Aratuba na modalidade online foi um sucesso contribuindo significativamente na tomada de decisões para o fortalecimento do combate ao COVID-19.