Páginas

domingo, 10 de maio de 2015

Cacique Sotero na 105ª Edição do Destaque de Domingo

Sotero é respeitado em toda região por seu jeito simples e brincalhão.


José Maria Pereira dos Santos, popularmente conhecido como Sotero, Cacique da aldeia indígena Kanindé de Aratuba, nascido no dia 15 de novembro de 1943, Agricultor aposentado. Começou sua luta desde seus 8 anos de idade, conjuntamente com seus pais Lafaiete Francisco dos Santos e Maria Pereira dos Santos. É o tercei-ro filho dos mais velhos de 12 irmãos. Casou-se com 25 anos de idade com Tereza da Silva Santos, na qual tiveram 05 filhos.

Cacique Sotero foi o primeiro Presidente da Associação Indígena Kanindé de Aratuba - AIKA, fundada em 1996 pelos Kanindé. Assumiu o cargo de Presidente até a ano de 2004.

Sotero, ao longo de sua vida, foi um colecionador nato de peças antigas usadas pelo povo Kanindé, e em 1996 teve a iniciativa de abrir para visitação pública o Museu dos Kanindé, que traz em seu acervo o artesanato cujo trabalho em madeira merece destaque, instrumentos de caça e dança, entre outros. Mantido no sigilo até o ano citado, foi com o acirramento da luta por seus direitos que o museu foi exposto ao público, sendo mais uma forma de afirmação étnica do povo Kanindé.

Durante sua trajetória de vida, foi Delegado Sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aratuba por 40 anos. Atualmente é tesoureiro da AIKA e Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena.

Sotero é respeitado em toda região por seu jeito simples e brincalhão. Em todos os lugares que anda todo mundo já grita por Potrofó, apelido adquirido ao longo de sua vida de luta e resistência.