Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2020

AS EMPRESAS VIA METRO E SÃO BENEDITO DEVERÃO FICAR COM A ROTA DA FRETCAR NO MACIÇO DE BATURITÉ


Os passageiros que pretendem viajar na “Semana Santa” para o Sertão Central e Maciço de Baturité vão ter dúvidas na hora de adquirir as passagens já que ainda não foi definido as empresas que estarão realizando o translado dos que pretendem se dirigirem para estas duas regiões.

Com a chegada de Março termina o prazo estipulado pela ARCE – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará, o impasse sobre o futuro do Lote 2 que envolve o transporte intermunicipal cearense no atendimento das regiões do Sertão Central e Maciço de Baturité.

A saída da Fretcar Transportes da responsabilidade operacional desse lote, já que a mesma não demonstrou interesse na renovação dessa bacia alegando a instabilidade do retorno financeiro nos próximos 10 anos devido ao grande número de topiques e transportes clandestinos que atuam na região do Maciço de Baturité totalmente às margens da lei que rege um transporte digno.

O mais provável que aconteça e já vem sendo especulado pelo próprio setor cearense de transporte, é que o Governo do Ceará através da ARCE vão aceitar a formação de um Consórcio formado pelas empresas associadas ao Sinter Ônibus – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará, que vão dividir a operação desse lote.

A região do Sertão Central deverá ser dividido a operação entre a Expresso Guanabara e a Viação Princesa, ficando as duas responsáveis pelo atendimento de Fortaleza com as seguintes cidades; Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole via Quixadá entre outras.

O Maciço de Baturité poderá ser operado pela Via Metro e a Empresa São Benedito, atendendo as cidades de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Choró, Guaramiranga, Mulungu, Itapiúna, Pacoti, Palmácia, Redenção (setor rodoviário) entre outros.

Fortalbus

sexta-feira, 6 de março de 2020

COMEÇOU O PRAZO PARA VEREADOR MUDAR DE PARTIDO ANTES DAS ELEIÇÕES


O vereador que quiser mudar de partido para se candidatar à reeleição ou a prefeito nas eleições municipais deste ano tem desde o dia 5 março até o dia 3 de abril para fazê-lo, na chamada “janela partidária”.

A janela antes de eleições, inserida na legislação pela minirreforma eleitoral de 2015, é a única oportunidade em que o detentor de cargo eletivo proporcional, como o de vereador, pode mudar de partido livremente, sem risco de perder o mandato.

O prazo para a janela partidária sempre se encerra seis meses antes do pleito. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, no dia 25 do mesmo mês.

Calendário das eleições

Outras datas previstas no calendário eleitoral devem ser seguidas pelos candidatos e partidos que vão disputar o pleito. Em 4 de abril, todas as legendas que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

No mesmo mês, o tribunal vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

Em 16 de junho, o TSE deve divulgar o valor corrigido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), criado pelo Congresso Nacional. Conforme o orçamento da União, R$ 2 bilhões estão previstos para o fundo.

Em julho, os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos, que deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

No dia seguinte, a propaganda eleitoral está autorizada nas ruas e na internet até 3 de outubro, dia anterior ao primeiro turno.

Em setembro, a partir do dia 19, nenhum candidato poderá ser preso, salvo em flagrante. No caso dos eleitores, a legislação eleitoral também proíbe a prisão nos dias próximos ao pleito. No dia 29, eleitores só podem ser presos em flagrante.

Com Informações da Agência Brasil

PREFEITURA ENTREGA NOVOS KITS E EQUIPAMENTOS A AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS EM ARATUBA


Ação faz parte da política de valorização dos profissionais da saúde implementada na gestão da prefeita Maria Auxiliadora Lima Batista e que garante mais qualidade ao trabalho de combate às arboviroses colocado em prática pela Prefeitura de Aratuba em benefício da população.

Os kits de EPIS, equipamentos de proteção individual, são compostos de bolsas de lona, óculos, botas, pranchetas, bombas costais e outros. A iniciativa garante mais qualidade aos profissionais que desenvolvem importante trabalho de controle à doenças e visa promover mais eficácia ao serviço ofertado à população. O ato de entrega dos kits aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, com a presença de todos os profissionais que compõem a equipe dos Agentes de Endemias do município.

Durante a entrega, a prefeita Auxiliadora Batista destacou a importância dos novos itens entregues, para a efetivação das ações de combate às arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus em Aratuba.

Além de garantir uma melhor apresentação e identificação de nossos agentes no trabalho de porta a porta nas ações de combate às endemias, os novos equipamentos promovem também mais segurança no desempenho de suas funções e melhores condições à execução desse trabalho que é fundamental para garantir a saúde da população.

Nas redes sociais o Agente Ednaldo Alves parabenizou a atuação do coordenador e supervisor da equipe.

Agentes de Combate as Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde em Aratuba. Eles são responsáveis pela vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas, além de trabalharem a parte preventiva de várias doenças.

RETIRO DA UMADA E CONFERÊNCIA START ATRAI JOVENS DE VÁRIAS CIDADES DO CEARÁ

“EVENTOS DESTE PORTE TRANSFORMAM O MACIÇO DE BATURITÉ NA CAPITAL DA FÉ”

EM ARATUBA
É nos dias de carnaval que muitos cristãos refletem sobre diversos assuntos da bíblia. Foi para realizar momentos como esse na 16ª EDIÇÃO DO RETIRO DA UMADA E CONVIDADOS que os evangélicos da Assembleia de Deus de Aratuba, Capistrano e Igreja Batista El Betel de Pedreiras se reuniram na Fazenda Marés, zona rural de Aratuba.

EM ARATUBA
O evento contou ainda com a participação especial de jovens das cidades de Maranguape, Maracanaú, Fortaleza, Cascavel e Caucaia. Em cada intervalo de oração, estudo bíblico e seminário, muita diversão.

EM ARATUBA
Com o tema “PREPARA-TE, ELE VEM”, a edição do ano de 2020, superou expectativas e se consagrou como um dos maiores eventos temáticos do segmento no Maciço de Baturité.

Os pastores assembleianos Aírton Anunciato (AD Aratuba) e Elvis Alves (AD Capistrano), juntamente com o pastor Jailson (Ig. Batista em Pedreira) apoiaram a realização do retiro acompanhando de perto a realização das atividades.  

EM ARATUBA
Aos participantes foi facultada a oportunidade de mergulharem em uma jornada inesquecível de comunhão, adoração, entretenimento e construção de novas amizades. As ministrações ficaram a cargo dos renomados ministrantes cearenses Pr. Elvis, Tiago Lucena, Anderson Luiz e Edmago Nunes. Já a parte do Louvor ficou a cargo dos cantores Jardiel Figueiredo e Junior Pereira, donos de duas gargantas de ouro no cenário gospel estadual. Na área musical o comando foi da Banda de Musical da AD Aratuba com participação de Dejacir Martins.   

EM BATURITÉ
A Assembleia de Deus em Baturité, através do Reverendo Gilmar Carvalho, Israel Santos e sua equipe também realizou durante a semana do carnaval sua 2ª Conferência Start com a participação de várias cidades. Os conferencistas ficam incendiados através do evangelismo criativo, palestras inteligentes e muita adoração a Deus.

EM BATURITÉ
O RETIRO DA UMADA e a CONFERÊNCIA START já se tornou tradição que Transforma o Maciço de Baturité na Capital da Fé no período carnavalesco para cristãos de varias partes do Ceará.  


segunda-feira, 2 de março de 2020

ARATUBA É REFERÊNCIA NO SUAS

A Prefeitura Municipal de Aratuba, através da Secretaria de Assistência Social, recebeu ontem 18/02 uma certificação do Governo do Estado do Ceará, estando entre os 30 melhores Municípios destaques na excelência do desenvolvimento das atividades do Primeiro Infância no SUAS - Programa Criança Feliz.

A Premiação ocorreu durante o Seminário de Avaliação de 2019 e Planejamento de 2020 do Primeira Infância no SUAS na cidade de Fortaleza.

Os critérios que definiram os municípios vencedores foram: execução financeira, 90% das visitas realizadas e monitoramento da equipe.

O Secretário Arimateia Oliveira, a Assessora Conceição Silva, Supervisora Ticiane Martins e a técnica de apoio Estela Luana, participaram do evento e receberam as homenagens feitas a prefeita Maria Auxiliadora, aos visitadores e ao município de Aratuba, por ser uma gestão que investe e acredita da transformação de vida através do Sistema Único de Assistência Social. 

Fonte: PMA

CORONAVÍRUS: UNHAS LONGAS, ANÉIS E ATÉ ESMALTES DEVEM SER EVITADOS

TODOS OS LOCAIS ONDE POSSA OCORRER ACÚMULO DE VÍRUS E BACTÉRIAS NAS MÃOS DEVEM SER COMBATIDOS, SEGUNDO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM- RJ

Lavar bem as mãos, diversas vezes ao dia e usar o álcool gel de forma complementar são as principais orientações das equipes de saúde para prevenir o contágio do coronavírus. Mas manter as mãos limpas passa também por evitar unhas longas, anéis, pulseiras e até esmaltes.

A instrução é da gerente do departamento de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-Rj), Danielle Bartoly:

— É importante tirar anel e aliança para lavar as mãos. Nesta época, os adornos, como anéis e pulseiras, devem ser reduzidos e as unhas mantidas mais curtas. De preferência evitar esmalte, mas se usar, quando começar a sair tem que retirar tudo porque o craquelado vira ambiente acolhedor para microorganismos. Evite também unhas postiças e de gel.

De acordo com a enfermeira, embora a palma e os dedos acabem entrando em contato com muitas bactérias, são as regiões mais bem higienizadas. Já foi constatado pelo swab, equipamento que mostra por luz fluorescente aos médicos cirurgiões se as mãos estão totalmente limpas, que as regiões entre os dedos são as que concentram mais bactérias.

— As principais causas de infecção hospitalar no Brasil ainda estão ligadas às condições inadequadas de higiene nas mãos — afirma Danielle Bartoly.  

LAVAGEM DAS MÃOS
Por isso a importância de lavar bem as mãos. Isso deve ser feito com sabão, lavando palma e dorso, entre os dedos e esfregando o dedão e a ponta dos dedos na palma. Todo esse processo, se bem feito, demora em torno de 20 segundos.

Depois de enxaguar, segundo Danielle Bartoly, o ideal é não encostar em nada, nem na torneira, nem na porta.

Atenção especial para a higienização das mãos antes das refeições, sempre que utilizar o banheiro e sempre que encostar em superfície suja (como apoios no transporte público, moedas e notas de dinheiro etc).