Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2019

ESCOLA MARIA JÚLIA INOVA NO CARNAVAL COM O PROJETO ESCOLA É UM LUGAR PARA SER FELIZ

O PROJETO RESULTOU EM MUITO ENVOLVIMENTO NA PREPARAÇÃO DA FESTA E UMA INTERAÇÃO SAUDÁVEL E POSITIVA ENTRE TODOS.

Como uma manifestação cultural, o tema “carnaval” na Escola Municipal Professora Maria Júlia Lima Batista é abordado na rotina de sala de aula abarcando as linguagens artísticas e corporais na perspectiva de trabalhar valores como tema gerador dentro da transversalidade. Nunca apenas como uma data comemorativa, mas como um sentido histórico e cultural para o educando.

No universo pedagógico da escola, carnaval é coisa séria, onde os alunos de todas as séries são conduzidos há uma reflexão sobre o tema que resulta em um momento diferente e descontraído com muita aprendizagem e desfile alegórico com marchinhas e campanha preventiva nas principais ruas da cidade, envolvendo uma didática voltada para a autonomia da pedagogia que além de trabalhar os valores socioculturais, envolve ludicidade, brincadeiras, danças e confraternizações entre as classes estudantis. Os educandos do Maria Júlia vivenciam uma situação relacionada ao carnaval como uma manifestação cultural.

A escola desenvolveu este projeto na perspectiva de trabalhar junto ao educando o aprender a construir e ser feliz, para que a escola seja de fato e de direto um lugar de acolhimento onde todos sintam-se felizes, gerando um ambiente mais propício para a aquisição do conhecimento coletivo.

A ideia foi aprovada pela comunidade educacional, por populares e pais de alunos que se aglomeram nas ruas da cidade no dia primeiro de março para acompanharem de perto o desfile da turma da alegria e da culminância do projeto. 
   
De acordo com dados da direção da escola, ações como esta objetivam oferecer atividades variadas, criativas, enriquecendo a prática escolar, como a produção de trabalhos de artes, pintura, desenho, recorte, colagem de máscaras e fantasias; desenvolver a criatividade e a criticidade; desenvolver o gosto por músicas; proporcionar a liberdade de auto expressão; estimular o ritmo; dentre muitos outros. Segundo a diretora da Escola, Simônica Freitas, as festividades foram um sucesso.