Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ARATUBA SEDIA OFICINA DO QUALIFICA APSUS

A Secretaria de Saúde de Aratuba deu início ao Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica APSUS), cujo o objetivo é reorganizar o modelo de Atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primaria (APS), a 1ª Oficina aconteceu na última terça-feira (16) na Escola Maria Júlia.
    
Para a participação do projeto, a Secretaria  Municipal  de Saúde, fez a Adesão  e inscrição dos responsáveis pela Atenção Primária a Saúde, que serão responsáveis por multiplicar as oficinas, com a apoio dos coordenadores da Regional de Saúde (CRES).

O projeto tem como objetivo apoiar os municípios no fortalecimento da APS para que as equipes possam cumprir os atributos do primeiro contato, da longitudinal idade, da integralidade, da coordenação, centralização familiar, orientação comunitária e cumprir as funções de responsabilização pela saúde da população adscrita e resolução dos problemas de Saúde da População.

Avaliação da qualidade 

O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutor externo.

A informação é da Enfermeira Sâmia Nunes.