Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pergunte ao Dr. Hellanyo: Um beijo de 10 segundos pode transferir 80 milhões de bactérias

Um estudo realizado por uma organização holandesa afirma que em um beijo rápido, de apenas 10 segundos, cerca de 80 milhões de bactérias são transferidas de uma boca para a outra.

Os pesquisadores monitoraram 21 casais, e, durante os beijos, descobriram que, aqueles que beijavam nove vezes por dia tinham maiores probabilidades de compartilhar bactérias presentes na saliva.

Outras pesquisas afirmam que podem existir mais de 700 tipos diferentes de bactérias na boca. Mas, de acordo com este novo estudo, algumas destas bactérias são compartilhadas mais facilmente do que outras. 


Os cientistas colheram ainda amostras de bactérias das línguas e da saliva dos voluntários antes e depois de um primeiro beijo de dez segundos.

De acordo com os cientistas, a população de bactérias na saliva mudou rapidamente depois de um beijo, enquanto que a da língua permanecia mais estável. Para o líder da pesquisa, o beijo de língua é um exemplo de exposição a um número gigantesco de bactérias num curto espaço de tempo.

Além da transferência de bactérias em um beijo, outros microrganismos também podem ser compartilhados, como no caso do vírus do Herpes Simples.

Herpes simples é uma infecção viral comum que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais – mas que também podem aparecer em qualquer outra parte do corpo.

Então, analise e escolha bem seu parceiro (ou sua parceira) na qual irá dar seu próximo beijo de 10 segundos.

Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154