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domingo, 28 de setembro de 2014

ESCOLA MARIA JÚLIA ESTÁ COLOCADA COMO 1º LUGAR DO MUNICÍPIO NO IDEB E ARATUBA COMO MELHOR DO MACIÇO

Koelyne Barbosa lidera uma equipe de profissionais comprometidos com a formação do educando.


O município de Aratuba obteve um significante avanço avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) chegando à nota 5.2 superando a meta projetada que era de 4.2. A cidade está em primeiro lugar, em nível regional, O prefeito Ivan Neto, afirmou que “O momento é de comemorar e frisar nosso compromisso e investimentos na educação da cidade. Montamos uma equipe competente que tem desenvolvido ações importantes que refletiram em nosso crescimento educacional”.

De acordo informações da Secretaria Municipal de Educação, a avaliação acontece a cada dois anos sendo aplicada para alunos do 5° ao 9° ano, das escolas da área urbana e do campo com indicador da meta projetada. O secretário de educação, Francisco de Paulo Barrozo Gomes, destacou que o crescimento é reflexo de uma gestão bem organizada e que primou pela educação municipal. “Nossos professores são dedicados e além disto, a merenda escolar foi regularizada e o modelo de ensino que queremos para nossa cidade mostra sua face. Estamos em primeiro lugar em nível regional e isto é motivo de muita comemoração”.

A Escola Maria Júlia está de parabéns pelos resultados alcançados no IDEB. a pontuação em 2013 foi de 5.3 alcançando a meta prevista somente para 2019. A diretora Koelyne Barbosa em entrevista disse que este resultado é uma demonstração do ótimo trabalho em equipe desenvolvido na escola e agradeceu a todos os alunos, professores, núcleo gestor e funcionários em geral. 

O que é o IDEB 
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o  Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil– para os municípios. 

Para que serve o IDEB 
Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O IDEB vai de zero a dez. 

O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. 

Com informações da Escola Maria Júlia.