Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Aratuba participa da Olimpíada de Língua Portuguesa

As alunas da Escola Isabel Hermínia Pinto, Lívia Maria Ferreira Colares- 9º ano e Amaiane Santos Barbosa- 6º ano são as autoras dos textos vencedores na etapa municipal.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014 já conhece os vencedores de Aratuba. A comissão julgadora desta primeira etapa da Olimpíada já selecionou os textos que irão representar o município de Aratuba na etapa estadual da competição.

Nesta etapa municipal,  destaque ficou literalmente para a Escola Nucleada de Mundo Novo. “Cada escola envia um texto para fase intermunicipal que aconteceu no dia 12 de setembro de 2014  em Aratuba e para nossa satisfação todos os textos que irão representar o município são da nossa escola. ( Crônica, poesia, e memória), agora estamos na fase estadual e com a esperança de estarmos entre os 500 semifinalistas”, disse Josy Maguilene.

A Olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), e tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

De caráter bienal, a Olimpíada de Língua Portuguesa realiza, em anos pares, um concurso nacional de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. No município de Lauro Müller participaram professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema (5º e 6º anos); Memórias (7º e 8º anos); Crônica (9º ano e 1º ano do Ensino Médio); Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio). Os textos selecionados pela comissão julgadora do município seguem para avaliação nas etapas estadual e regional.

CONHEÇA OS TEXTOS VENCEDORES NA FASE MUNICIPAL

Entre sonhos e realidade
Aluna: Lívia Maria Ferreira Colares- 9º ano

À noite chega e eu poderia simplesmente deitar-me como uma garota que não tem com o que se preocupar, mas não é bem assim, quando deito minha cabeça no travesseiro a minha consciência começa transportar-me ao caminho extenso que faço para a escola, lembro-me daquele fogo devastando as matas, pintando de cinza um céu que já foi azul.

Nessa hora, meus pensamentos começam a transbordar num ritmo ofegante e a torturar-me fazendo perguntas: Quando tudo começou? E fico procurando minhas próprias respostas, vejo que não tem começo, nem fim.

No meio desse devaneio percebo que minha cidade mudou. Não é mais aquele interior pacato, lugar que lembrava um pedacinho do Céu, de cachoeira com águas cristalinas e fortes correntezas, um pôr do sol transcendental, clima frio e ameno, uma Terra que a violência parecia não existir está se transformado cada vez mais em utopia.

Fico a refletir será pesadelo ou realidade o que estou presenciando?  Tenho que desistir dos meus sonhos, se sou tão nova e o meu futuro está começando agora? Será inocência minha em desejar o que foi deixado para trás? Prefiro acreditar que não!

Percebo o tom de indignação das vozes na conversa em minha cabeça.

-- Por que gritas?

-- Porque lembrei, que quando eu era criança podia sair para brincar de esconde-esconde com meus amigos pelas veredas das matas virgens, sentia um ar de liberdade onde eu só escutava o eco dos gritos “Um... Dois... Três... Dez...” Já vou! Diferente do que vejo hoje, barulho de descargas de motos e crianças que vivem presas como pássaros engaiolados.

Ninguém quer que o tempo volte, entretanto no meu caso a história é diferente, eu queria viver naquele tempo onde as pessoas não se preocupavam com o poder e davam mais valor ao lar, gostaria de ver as crianças brincando nos terreiros de suas casas sem nada a temer, vizinhos vivendo em fraternidade. Para que quando me perguntassem sobre a minha Aratuba eu pudesse dizer: É um bom lugar de se viver.

Só desejo um lugar onde eu possa dormir tranquilamente sem precisar me perguntar onde isso vai chegar? Quando os meus olhos já se comprimiam pelo sono, visualizei como conclusão, que o ambiente não pode voltar a ser como era, mas podemos sim! Transformar nossos corações em um bom lugar de se viver para que todos aqueles que amamos possam morar dentro dele.

Quando dei por mim já era dia, vi apenas um papel e uma caneta a minha frente que havia deixado em cima da escrivaninha e na minha memória algumas recordações da noite passada...

E.M.E.I.E.F Isabel Hermínia Pinto
Professora: Elizabete Cardoso Barbosa    
________________________________________________________
As Maravilhas do meu lugar
Aluna: Amaiane Santos Barbosa- 11 Anos  6º ano

Neste lugar de encantamentos
Venho humildemente divulgar,
Aratuba no firmamento
Numa serra do Ceará.

Aqui fui concebido
E aprendi a arte do olhar.
Ao amor fui remetido
E aqui vou compartilhar.

Muita paz e tranquilidade
Você vai encontrar,
E por esta bela cidade
Você vai se apaixonar!

Aqui todos se conhecem
O povo é batalhador,
E da cultura não desapega
Somos fruto do amor.

As montanhas belas e altas
Alcançadas pelo olhar
E o frio espetacular
Fazem parte deste lugar.

Um céu lindo de arrepiar,   
Com estrelas fortes e brilhantes,
 E uma lua a se ofuscar,
Noite mais bela, não há.

Terra de muita plantação
Temos muito a relatar
Da banana, alho e feijão,
Todos vão apreciar.

No inverno os Ipês despontam,
Cheio de pássaros a gorjear.
A sua natureza nos encantam
Todos ficam a admirar...

Dezembros têm comemoração,
É a festa do padroeiro.
Entre novenas e a satisfação,
É animação o mês inteiro.

Quero dizer para você
Sou feliz no meu lugar,
Conheça nossas belezas
Venha nos visitar!

E.M.E.I.E.F. Isabel Hermínia Pinto
Professora: Maria de Fátima Paz Souza