Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

10 anos sem Raimundo Pereira Batista

Em 1954, Raimundo Batista iniciou sua  carreira política, sendo eleito Vereador por Pacoti, representando o então distrito de Aratuba.

Nesta segunda-feira, 04, completa dez anos de falecimento do ex-prefeito Raimundo Pereira Batista. Para lembrar a data, será celebrada uma missa hoje às 19:00hs, na Capela São João Batista, na rua Idelfonso Albano, N. 3052 - Joaquim Távora, Fortaleza – CE.  Após a celebração será distribuída uma mensagem narrando um resumido da vida e trajetória do ex-prefeito.

Leia a mensagem na integra

Falar sobre o homem Raimundo Pereira Batista é escrever uma grande e bela história de vida. Sua trajetória entre nós foi marcada pela generosidade, pela facilidade com que conquistava amigos e, sobretudo, pela lealdade com todos. Nasceu em 22 de dezembro de 1923, em Aratuba. Primogênito, logo se destacou como líder na família e na comunidade. Quando jovem, teve a oportunidade de estudar no Colégio São João, em Fortaleza. Como seus pais não podiam pagar escola particular, pediu ao Diretor, Prof. Braveza, um emprego de "bedel" no próprio colégio para custear seus estudos. Concluiu o que hoje seria o Ensino Médio e voltou para sua cidade natal. Em 1948 casou-se com D. Osmarina Lima Batista. O casal teve nove filhos, sendo quatro homens e cinco mulheres. Suas atividades eram divididas entre a agricultura, no Sitio Aningas, e, no início da década de 50, como escrivão do Cartório de Registro Civil do Distrito de Aratuba. Nessa época, também atuou como comerciante na cidade. Tinha uma mercearia (bodega) onde hoje funciona o ponto comercial do José Medeiros. Foi proprietário do Bar Sete de Setembro onde atualmente funciona o frigorifico do Antonio do Jardim, tendo como gerente, por muito tempo, o "Seu Manoel do Bar", na verdade, Manoel Araujo Martins, que mora em Aratuba. No inicio da década de 60, ingressou no serviço público, como Coletor Estadual, tendo trabalhado em vários municípios, dentre os quais Baturité, Caridade, Itapipoca, Itatira, Mulungu e Guaramiranga.

Em 1954, iniciou sua exitosa carreira política, sendo eleito Vereador por Pacoti, representando o então distrito de Aratuba. Nessas eleições, foi eleito Prefeito seu grande amigo José Joacy Pereira, em disputado pleito com Targino Pedrosa, também de Aratuba. Em 1957, o distrito foi emancipado e em 1958 foi realizada sua primeira eleição. Já como líder político, Raimundo Batista candidatou-se a Prefeito, sendo derrotado por José Clovis Lima, que seria então o primeiro Prefeito de Aratuba. Em 1966 conseguiu sua primeira vitória. Foi eleito prefeito ainda em 1972 e 1982. Essa ultima eleição foi anulada e em 1983 se recandidatou. Sendo eleito novamente, cumpriu seu terceiro mandato até 31/12/1988.

Era obstinado pela educação, por compreender que sem ela um povo não se desenvolve.  No seu segundo mandato, trouxe de Quixadá as primeiras professoras não leigas de Aratuba. A Profa. Irismar Barros foi uma delas. Raimundo Batista contribuiu decisivamente, juntamente com o Pe. José Maria Cavalcante Costa, com a criação da CNEC, fazendo a doação do prédio onde, por muitos anos, funcionou a escola  comunitária de ensino fundamental e médio de Aratuba, instituição que em muito contribuiu para o seu desenvolvimento.  Construiu a primeira escola pública de Ensino Fundamental da sede de Aratuba, a qual recebeu o nome de Professora Maria Júlia Pereira Batista, justa homenagem a sua saudosa mãe que era professora estadual em Aratuba (Coité) nas décadas de 20 e 30.

Seu estilo de governar se caracterizava pela generosidade e benevolência com que tratava o povo, não deixando de atender a todos, em suas necessidades imediatas, mesmo as pessoais. Deixou muitos amigos, pessoas simples, que ainda hoje se recordam do "Seu Raimundo" com carinho.

Como pai, foi um grande amigo de seus filhos. Sempre se fez respeitar, sem precisar se impor. Coerente, fez verdadeiros sacrifícios para dar uma educação de qualidade aos filhos, matriculando-os no Colégio Sete de Setembro em Fortaleza. É a maior herança que um pai pode dar a seus filhos. Uma formação de qualidade!

Toda sua família, assim como a grande legião de seus amigos,  sente a ausência de seu jeito animado de ser, de sua espiritualidade, de sua marcante personalidade. Como era bom ouvir suas palavras de conforto, seus sábios conselhos, seus ensinamentos, suas tiradas! Tudo isso faz parte de um passado que se projeta para o futuro, através da memória de Raimundo Batista, que seus familiares e amigos certamente vão perpetuar por muitos e muitos anos. Seu exemplo de cidadão, esposo, pai e avô está definitivamente enraizado na família. Seu legado de homem público é referência e história em Aratuba e na região.