Páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Segurança Nossa de Cada Dia: Onde Começa e Termina Nossa Responsabilidade?

A GRANDE PERGUNTA QUE TODOS FAZEM NO MOMENTO É:

Onde começa?
Onde começa a Segurança Pública? Nas Polícias?
Onde começa a Educação? Nas escolas?
Onde começa a Saúde? Nos hospitais?
Não!

Com o passar dos anos, a vida das pessoas tem se tornado cada vez mais corrida, muitos compromissos e a fazeres, muitos objetivos a serem alcançados, com isso se tornou natural que as pessoas estejam sempre atentas aos seus anseios principais, aquilo que as move à correria do dia a dia, deixando assim de prestar atenção em pequenas coisas, porém importantes, por exemplo: quem não lembra dos recentes noticiários de TV onde não só um, mas vários casos de pais que tiveram seus filhos mortos esquecendo-os dentro de carros enquanto saiam para o trabalho? Este, com certeza, não é o exemplo que eu gostaria de citar aqui, mas infelizmente é a realidade para onde muitos têm caminhado diante da rotina diária e correria, que às vezes, nos faz deixar de prestar atenção do que está em nossa volta, ou melhor, nos leva ao descuido e desatenção de quem está próximo ao seu redor.  

Sabemos que o bandido, o marginal, o golpista eles sempre existiram, desde os tempos mais remotos, atraídos pela falsa perspectiva de vida fácil (dinheiro, luxo, carros do ano etc.), bem como pela propagação do aumento do vício em drogas, porém entre os vários motivos que contribuem para o aumento da delinquência, chama-se oportunidade ou descuido.

É importante saber que a responsabilidade sobre a segurança não se restringe apena ao Poder Público sem sombra de dúvida, é preciso sim prover vida digna para profissionais tais como professores, que são também formadores de nossos filhos, como para polícias, qualificando-os em técnicas de conhecimento para combater o crime e suas entranhas, agricultores, médicos e tantas outras importantes profissões com salários dignos. No entanto, para nós cidadãos cabe uma mudança de atitude, de comportamento e de postura no sentido de comprometer-se em primeiro lugar com a nossa família e com o estado, para obtermos a segurança que tanto almejamos, para tanto é necessário mobilizar a sociedade, poder público e buscar conhecer de fato quais princípios compõem a segurança pública a fim de estarmos aptos a cobrarmos de nossos representantes políticos e autoridades o cumprimento de seus deveres, sem nos eximirmos de nossas responsabilidades

Será que em meio a tantas prioridades profissionais, financeiras e outras mais, consegue-se reservar um tempo para dar amor, afeto, carinho e dedicar-se também educação dos nossos filhos? A final de contas a Bíblia diz “Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele" Provérbios 22:6. Ou a responsabilidade de educá-los (enquanto formação de caráter, valores, personalidade, princípios, respeito ao próximo) está delegada apenas à escola ou à babá? Será que o cuidado em checar a segurança de nossas residências antes de nos ausentarmos delas tem sido constante? Ou deixamos a cargo da Segurança Pública a garantia da integridade de nossos bens? Exemplos de perguntas as quais devemos nos fazer, não nos descuidar daquilo que é simples, mas essencial, justificando-os pelo envolvimento com a rotina e responsabilidades diárias. O aumento da insegurança também é promovido pela própria população, por questões culturais, políticas e econômicas, convenhamos; mas sobretudo por questões culturais: modos de vida, pensamentos, falta de limites, costumes que se têm tornado tão volúveis e desprovidos de sentido quanto nós mesmos e de quanto vale a vida de ser humano.

Se eu cumpro com meu dever de pai/mãe, cidadão, contribuindo para a formação sólida de valores morais, caráter ético de meus filhos, certamente as possibilidades de que eles se envolvam com más companhias diminuirão significamente. Se eu enquanto cidadão consciente toma o devido cuidado em trancar minha casa enquanto saio, com certeza irei dificultar a ação de delinquentes e marginais contra meus bens. Zelar por uma estrutura familiar sólida, estável e harmoniosa refletirá no caráter de crianças e jovens, diminuindo consideravelmente as chances de que eles sejam mais um delinquente no mundo do crime.

Enfim, concluímos que falar em Segurança Pública, assunto tão amplo e complexo que envolve tantos detalhes a serem discutidos dentro na sociedade como um todo. Significa falar também de Educação de qualidade, uma Saúde Pública de qualidade, salários dignos, mas o mais importante ainda o equilíbrio familiar com a formação de moral e caráter de nossos filhos, preferencialmente com princípios cristãos, vínculo familiar fortalecidos proporcionando o respeito mútuo e o amor ao próximo, à elevada autoestima, a ser seguida a exemplo de seu lar. Portanto, caros amigos leitores, temos responsabilidade com a Segurança Pública sim e é muito mais ampla do que imaginamos, tanto quanto daqueles que a fazem e dedicam boa parte de suas horas diárias para garantir a ordem pública.