Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

De casa nova no seu primeiro centenário

____________________________________________________________________
CT Luiz Campos
O CT Luiz Campos, também chamado de Cidade Vozão, possui 60 mil metros quadrados de área e tem cinco campos de futebol fotos: Kid Júnior
hidroterapia
Os alojamentos são confortáveis e podem abrigar até 120 atletas; a piscina é utilizada pelas categorias de base nas sessões de hidroterapia
Jovens atletas
Jovens atletas das categorias de base treinam num dos campos do CT do Vozão, onde o clube almeja produzir dezenas de novos talentos nos próximos anos
publicitário Orlando Mota
O publicitário Orlando Mota, ex-presidente do Conselho deliberativo, foi homenageado com uma sala que tem o seu nome no memorial do Alvinegro
O ano do centenário representou um salto na estrutura do Ceará Sporting com a aquisição do Centro de Treinamento do Nordeste (Ceten), que passou a se chamar CT Luiz Campos, Cidade Vozão. Com uma estrutura grandiosa, distribuída em 60 mil metros quadrados, o novo equipamento é a ferramenta que o clube utilizará a partir de agora para a formação de novos atletas. Localizado em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o CT alvinegro impulsionou também a construção civil no seu entorno.
Quem entra em Itaitinga logo se depara com centenas de imóveis que estão sendo construídos, sinal da valorização. "Quando cheguei aqui, no Parque Dom Pedro, não existia nada, só mato. Hoje, a realidade é essa que estamos vendo aqui. O bairro é o mais valorizado de Itaitinga", conta Ângelo Oliva, idealizador do antigo Ceten, administrador atual do equipamento e diretor das categorias de base do Ceará. Recentemente, foi soerguida uma torre para captação de sinais de celular e de internet.
A Cidade Vozão conta com um campo oficial aprovado pela Fifa que recebeu o nome de Franzé Moraes, um dos principais dirigentes do Ceará nas décadas de 70 e 80 do século passado. Com capacidade para 2.500 pessoas, tem entrada independente, quatro vestiários - dois para os times e dois para a arbitragem - além de um banheiro, inclusive para cadeirantes. Ao lado, na parte externa, existe um posto policial.
Alojamentos
Completam o espaço outros três campos de dimensões 60x90m, além de um soçaite de 35x55 metros, um prédio de 1.600m² com alojamento para 120 atletas, uma academia completa, salas de fisioterapia, fisiologia, consultório médico, farmácia, refeitório, secretaria e um auditório para palestras, projeções e preleções que leva o nome de Euler Pontes, ex-presidente do Vozão. "Aqui moram, ao todo, 22 atletas que são oriundos do Interior e de outros estados. Estes fazem pelo menos cinco refeições diárias", garante Ângelo Oliva.
Num prédio anexo, funcionam rouparia, lavanderia e uma churrascaria. Possui ainda uma piscina 8x10m, onde são realizadas a hidroterapia, uma caixa de areia de 60 x 8 metros e uma quadra de futevôlei. Dentro da área do CT existe um açude que garante água durante todo o ano para a irrigação dos campos. São utilizados, por dia, cem mil litros de água.
A preocupação com a estrutura do clube passou a ser prioridade a partir da primeira gestão do atual presidente, Evandro Leitão, em 2008, quando assumiu o comando da Diretoria Executiva.
"Encontramos o clube quebrado, sem crédito e com a estrutura comprometida. Só não estava pior por causa do Projeto Ceará 2000, que a manteve de pé. A filosofia que imperava era de que o importante era contratar jogador, mesmo sem condição para pagá-los, o que implicaria logo depois em mais causas trabalhistas", diz Evandro Leitão.

Romper com esse pensamento arcaico não foi fácil, conforme o dirigente. "A princípio, encontramos resistência de alguns setores que só pensavam no time dentro de campo, mesmo que esse tipo de administração tenha sido responsável pela situação que nos encontrávamos. Aos poucos, fomos colocando a casa em ordem, negociando as dívidas consideradas impagáveis e honrando os nossos compromissos", revela.
A partir dali, explica Evandro, "o credito foi voltando. Praticamente não devemos mais nada em termos de causas trabalhistas. De forma paralela, investimos no patrimônio. Temos muito o que fazer, mas já avançamos bastante".
Hotel
A sede do clube, na Avenida João Pessoa, em Porangabuçu, sofreu uma metamorfose. O tempo em que o time tinha de sair para treinar fora por falta de equipamentos é coisa do passado. Hoje, o elenco realiza todos os treinos físicos e com bola no estádio Vovozão. De 2008 para cá, foram inaugurados o departamento médico, sala de fisioterapia, de imprensa, de odontologia, estacionamento para os atletas, lavanderia, refeitório, dormitório para descanso após o treino da manhã e os antigos alojamentos Antônio Góes viraram um moderno hotel onde o time se concentra.
Do lado da sede pela João Pessoa, onde funciona o departamento administrativo, recentemente, o memorial, que também tinha sido criado há pouco tempo foi ampliado, com a inauguração há um mês da sala de arte Orlando Mota, em homenagem ao publicitário e ex-presidente do Conselho Deliberativo recentemente falecido.
Fernando Maia
Repórter - Diario do Nordeste