Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

PSE efetua avaliação antropométrica em escolas de Aratuba

A Prefeitura de Aratuba através da Secretaria de Saúde executou ao longo da desta semana (07 a 11), diversas atividades do programa “Saúde na Escola” iniciativa que tem como foco principal desenvolver, dentro do ambiente escolar, ações de prevenção e promoção da saúde das crianças.

Os alunos da Rede Municipal de Educação estão passando por avaliação antropométrica de aferição de peso e altura durante toda a semana passada. A Coordenadora, Sâmia Nunes, salienta que a avaliação antropométrica dos alunos é fundamental para conhecer a realidade de cada região e posteriormente adotar as mediadas cabíveis de promoção à saúde.   

Após esta etapa, o PSE efetua o cálculo do Índice de Massa Corporal. O IMC é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública.

Após o cálculo do IMC é verificado se a criança esta no peso ideal, onde se caso estiver acima ou abaixo do mesmo, efetuamos um plano de ação para trabalho individual junto aos pais e a própria criança, avaliando seu dia a dia e sua alimentação. 

A Secretaria de Saúde, Juliana Santos e o técnico Ícaro Borges não tem medido esforços para que o PSE desenvolva suas atividades de forma exitosa em todas as regiões de Aratuba, informou Willamy Santos.

IMPORTANTE
Em Aratuba 96.90% das meninas já foram vacinadas contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde já imunizou 96.80% das meninas com a vacinação contra o HPV nas unidades básicas de saúde do município. A vacina é oferecida gratuitamente para meninas de 11 a 13 anos.

Esta ação é de fundamental importância, pois a vacina protege contra o papiloma vírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil, Aratuba tem cumprido com sua responsabilidade e as adolescentes podem continuar tranquilas e sorridentes. 

Com informações de Willamy Santos / Foto: Patricia Karla Bastos